Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

100ª Semana - I Coríntios 7:33 - Orientações Bíblicas aos Maridos

Buscar

Categorias

05

Fev

100ª Semana - I Coríntios 7:33 - Orientações Bíblicas aos Maridos

Texto Chave:

“Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher”. I Coríntios 7:33
 
Objetivo da Lição:

Entender que o Senhor colocou o homem como cabeça da mulher a fim de providenciar sustento material, emocional e espiritual para ela.

Enfatizar:

a) O marido que cumpre as orientações dadas por Deus consegue construir uma família abençoada e estruturada. O papel social do homem designado em Gênesis 2:15 é o de proteger, prover e liderar.  

b) O marido deve exercer sua liderança em amor. Tem a missão de amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo (Ef. 5:28). Deve seguir o exemplo de Jesus, amar sua esposa com o mesmo amor que Cristo tem pela Igreja; um amor sacrifical, demonstrado por Sua morte na cruz. (Ef. 5:25).  O marido deve aprender a servir à sua esposa, não esquecer que é líder, mas é servo.  Ele é o profeta da família, o responsável pelo ensinamento da Palavra de Deus. O lar é a primeira instituição educacional determinada por Deus (Dt. 6:6-9). Cabe ao marido, como sacerdote da casa, interceder a Deus pela sua família.

c) O marido deve participar na rotina familiar, participando de tudo que ocorre na família. O homem precisa aprender a dividir com sua esposa as responsabilidades da casa e ajudá-la na educação dos filhos.  O marido deve tratar a mulher com honra, como vaso mais fraco, (1 Pd. 3:7)sempre lembrando a limitação física da mulher.

d) O provedor tem de desempenhar bem seu papel e colocar à disposição de sua esposa o que for preciso para a edificação da família. Ele deve evitar sobrecarregar a esposa com todo trabalho doméstico. É o esposo que provê as necessidades cooperando com a mulher. Nada impede a esposa, como ajudadora que é do marido, de trabalhar a fim de conceder um pouco mais de conforto à família. Ainda assim, é importante que a responsabilidade de sustentar o lar esteja sobre o homem.    

Ajuda para desenvolver a lição:

O sucesso do relacionamento familiar e a durabilidade do casamento dependem do modo como o esposo e a esposa irão desempenhar suas obrigações dentro do lar. Foi Deus quem instituiu o casamento e os princípios que devem governá-lo, por esse motivo, Ele é o único que pode ajudar-nos a cumprir, com excelência, nosso papel na família. Que o Senhor nos capacite a colocar os Seus ensinamentos em prática, abençoando o nosso lar!
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.