Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

102ª Semana - I Coríntios 6:12 - Orientações Bíblicas sobre Sexo

Buscar

Categorias

11

Fev

102ª Semana - I Coríntios 6:12 - Orientações Bíblicas sobre Sexo

Texto Chave:

“Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. 1 Coríntios 6:12 b
 
Objetivo da Lição:

Aprendermos qual é a vontade de Deus para a relação sexual no casamento, além de conhecermos as práticas contrárias ao padrão que Ele estabeleceu, a fim  de evitá-las.

Enfatizar:

a) Foi Deus quem criou o sexo- Deus teve um cuidado especial ao criar o homem (Gn. 2:7). Formou o corpo do homem e o da mulher com órgãos sexuais distintos, soprou o fôlego de vida, e o ser humano foi feito alma vivente, dotado de capacidade de reprodução.  Deus despertou neles a vontade de unirem os seus corpos e saciarem os seus desejos mais íntimos de companhia, intimidade e afetividade.  O Senhor nos criou com sexualidade e estabeleceu os princípios que a regem.   
b) Antes de conhecer a Jesus as pessoas vivem em devassidão, com conceitos errôneos  e pecaminosos em relação ao ato sexual. A certas pessoas que dizem que Deus criou o homem e permitiu que o diabo inventasse o sexo. Isso porque para alguns a sexualidade está associado ao pecado, não a algo bom, criado por Deus para a alegria do ser humano. Isso requer urgentemente esclarecimentos acerca da sexualidade à luz da Bíblia.
c) Por meio da relação sexual o relacionamento conjugal alcança a sua expressão máxima, os filhos são gerados, e a família é perpetuada.
d) O que a Palavra de Deus orienta: 1) O marido deve ser benevolente em relação à mulher (1 Co. 7:3); 2) Os cônjuges não devem negar seu corpo um ao outro; 3) Consentimento e investimento mútuos; 4) O próprio casal dita as regras para a sua intimidade.
e) As práticas contrárias estabelecidas por Deus são: 1) A prostituição (1 Ts. 4:3; Gl. 5:19; 1 Co. 6:18); 2) A fornicação (não casados) (Ap. 21:8); 3) O adultério (qualquer relação extraconjugal- Ex. 20:14; Mt. 5:27,28); 4) A poligamia- embora se encontre na Bíblia como costumes dos povos, não existe nenhum versículo dando consentimento.


Ajuda para desenvolver a lição:

Uma vez que Deus está interessado em nossa completude como ser humano, precisamos aprender a obedecer à Sua vontade e a esperar nEle. Dessa forma, nossa sexualidade estará dentro do padrão estabelecido pelo Senhor e, certamente, teremos uma vida feliz em família. O padrão traz cura e restauração. Eis por que devemos pedir a graça de Deus para perdoar ao nosso cônjuge. Dessa forma, estaremos desfazendo os laços malignos e evitando a conseqüente destruição de muitos casamentos.   
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições da Palavra de Deus – Família cristã vínculo do amor nº 31. Ed. Central Gospel.