Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

103ª Semana - Dt. 8:18 - Orientações Bíblicas sobre Finanças

Buscar

Categorias

23

Fev

103ª Semana - Dt. 8:18 - Orientações Bíblicas sobre Finanças

Texto Chave:

“Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, que ele é o que te dá forças para adquirires poder”. Dt. 8:18 a.
 
Objetivo da Lição:

Nada atrapalha tanto uma família como os desajustes financeiros. Graças ao bom Deus podemos contar com os valiosos ensinamentos das Escrituras sagradas.


Enfatizar:

a) O perigo do amor ao dinheiro – O dinheiro supre uma grande parcela das nossas necessidades. Ele concede ao ser humano muitos benefícios e possibilita oferecer conforto à família, satisfazer suas necessidades materiais e ajudar ao próximo. O mal não está em ter dinheiro, porém na maneira de tê-lo. (1 Tm. 6:10). Deus tem prazer em abençoar seus filhos com riquezas e prosperidade. Na Bíblia encontramos histórias de homens de Deus que possuíam muitas riquezas, mas não eram apegadas a elas. (Abraão, Davi ,Jó).
b) A Importância de administrar bem as finanças -  Não é difícil encontrar pessoas que trabalharam por tanto tempo, ganharam muito dinheiro, mas, quando chegaram ao final de vida, não possuíam nem uma casa própria ou outro bem de valor. Isso acontece como resultado da falta de planejamento financeiro.  Jesus elogiou aqueles que souberam administrar ( Mt. 25:20-23). O principal responsável pela administração financeira da família é o homem. O papel da esposa é de auxiliar nas questões financeiras. Existem mulheres que, por agirem sem sabedoria, contribuem para as crises e o fracasso financeiro do lar.
c) A resolução de problemas financeiros da família – 1) Indicar as prioridades – quando a renda da família é baixa é necessário que tudo seja bem distribuído, isso para haver maior segurança. 2) Organizar o orçamento da família – Deve ser feita de maneira que os gastos sejam controlados e o dinheiro empregado com discernimento. 3) Administrar as finanças da família com sabedoria – Gastar mais que recebemos por nosso trabalho desequilibra as finanças da família, além de provocar tensão e falta de paz no lar. 4) A importância da economia família – Poupar e ser sábio com os gastos não é sinônimo e avareza nem de usura. 5) As armadilhas do consumismo – Devemos usar a razão no lugar da emoção. Primeiro é necessário pagar uma dívida para, depois, contrair outra.
d)Fidelidade a Deus em primeiro lugar -  As primícias pertencem ao Senhor Tudo o que temos ou somos vem dEle, portanto honrá-Lo e colocá-Lo em primeiro lugar é nosso dever. Um dia vamos prestar contas a Deus, pois somos mordomos não donos. (Lc. 12:42).
Ajuda para desenvolver a lição –   Há famílias que têm vivido problemas na administração de seus recursos financeiros, mas desejam sair dessa crise. Para isso, precisam rever seu orçamento, cortar os gastos com supérfluos e gastar com o essencial, como alimentação, moradia, transporte, contas de consumo e despesas médicas. Não devemos gastar mais do que recebemos! Marido e mulher não devem fazer contas extras sem consultar o seu cônjuge. O orçamento familiar precisa ser respeitado pelos dois. Que Deus abençoe nossas casas com o melhor desta terra!.

 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições da Palavra de Deus – Família cristã vínculo do amor nº 31. Ed. Central Gospel.