Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

108ª Semana - Daniel 12:4 - A Família e a Internet

Buscar

Categorias

26

Mar

108ª Semana - Daniel 12:4 - A Família e a Internet

Texto Chave:

“E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará”. Daniel 12:4

 
Objetivo da Lição:

Compreender as recomendações bíblicas sobre a maneira sábia de utilizar nosso tempo, que é cada dia mais curto.
    
Enfatizar:

a) As redes de computadores nos possibilitam fazer contatos com pessoas que moram em regiões distantes do mundo, enviar e receber documentos em tempo recorde e ampliar nossos conhecimentos em todos os aspectos da vida cotidiana. A valorização das informações veiculadas pela Internet em detrimento da Palavra de Deus e do testemunho cristão tem sido um dos maiores problemas enfrentados pela família. A Bíblia diz que nós temos a mente de Cristo (1 Co. 2:16). Isso quer dizer que temos um entendimento como o dEle.
b) Não podemos afirmar que um objeto ou um bem de consumo é de Deus ou do diabo. Depende do modo e do objetivo com que ele é utilizado. A Internet é um  meio de comunicação fantástico. Todavia, o uso indevido desse meio de comunicação pode torná-lo maléfico, o que costuma ocorrer com aqueles que o valorizam em excesso, acessam sites pornográficos ou visitam páginas onde são disseminadas mensagens de conteúdo duvidoso e difamações.
c)As redes sociais precisam ser utilizadas com sabedoria (Sl. 101:3). Devemos tomar cuidado com o que acessamos na Internet e também a quem convidamos para ser nosso amigo virtual. Hoje é fácil ser influenciado por blogs e vídeos que não edificarão nossa vida, mas destruirão nossa comunhão com Deus.  
d) Efeitos negativos causados pela Internet – 1) Desatenção. As pessoas ficam tão “vidradas” em sites, blogs e salas de bate-papo que não atentam para o que está à sua volta. Como conseqüência o amor e a amizade enfraquecem e a família passa a ser apenas um grupo de pessoas que moram na mesma casa. 2) Falta de diálogo. O apego excessivo e descontrolado à Internet promove o isolamento e separa os familiares. 3) A Imobilidade. Quantas tarefas importantes não são realizadas por causa do tempo excessivo gasto diante do computador.
Ajuda para desenvolver a lição –   é necessário a implantação de um limite pelos responsáveis do lar. Não é recomendável deixar que os filhos passem horas trancados no quarto navegando na Internet. É preciso determinar limites. A Internet é um bom instrumento de comunicação. É o homem quem deturpa os objetivos para os quais ela foi criada. Nosso papel é usá-la com sabedoria, não permitindo que a tecnologia venha corromper nosso lar e o ensinamento que recebemos da Palavra de Deus. Que o Senhor nos conceda equilíbrio e sabedoria!     

 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.

5 – Estudo das Lições da Palavra de Deus – Família cristã vínculo do amor nº 31. Ed. Central Gospel.