Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

109ª Semana - Gálatas 5:21 - Para ter um Relacionamento Douradouro

Buscar

Categorias

03

Abr

109ª Semana - Gálatas 5:21 - Para ter um Relacionamento Douradouro

Texto Chave:

“Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus”. Gálatas 5:21

Objetivo da Lição:

Entender que toda situação de crise na família é o resultado do posicionamento do homem que teima em desobedecer as Leis divinas. 
 
Enfatizar:

a) Atualmente, as pessoas, isso também envolve muitos crentes, julgam-se auto-suficientes para resolver seus problemas, principalmente os de ordem conjugal, achando que Deus não tem nada a ver com esse aspecto da vida humana. Desprezam os preceitos bíblicos e se enveredam por caminhos tortuosos. O resultado é infelicidade e destruição. 
b) Leis que regem o casamento – Leis são normas ou preceitos criados para determinar limites, orientar, conduzir, regular, disciplinar, dar conhecimento do que se pode ou não aceitar para a instituição a que se propõe. As leis também servem para punir.
c)Para a mulher – (Ef. 5:22-24,33 b.) Deve ser sujeita ao seu marido. Isso não significa subordinação incondicional. Mesma casada a mulher não perde a sua identidade, continua sendo uma pessoa com personalidade independente e criada para completar o homem.Deve ser entendida e considerada em uma ordem natural de autoridade. A mulher deve sujeitar-se ao marido da mesma forma que se submete ao Senhor Jesus.
Para o homem – As normas para o homem são baseadas no amor. Amar a esposa como Cristo amou a Igreja. Cristo amou a Igreja com um amor sacrificial. Ele deu a sua vida por ela, entregando-se sem reservas. A liderança no matrimonio é baseada no amor. O marido deve estar certo de que a mulher será submissa à medida do amor que lhe é dedicada. Deve haver amor sincero, não fingido, nem interesseiro nunca superficial, mas um amor forte cordial, profundo e prazeroso. (Ct. 8:7).
d)  Desde que nasce o indivíduo começa a desempenhar um papel na sociedade. Primeiro é de filho, depois de aluno quando vai para a escola e assim vai acumulando papéis. Na idade adulta, ele é filho, pai, esposo, genro, profissional e tantos outros. O resultado é que, para muitos, não sobra tempo para exercer os principais papéis que já lhe foram determinados por Deus, como exemplo cuidar da família e servir ao Senhor.

 
Ajuda para desenvolver a lição:

Deus outorgou papéis diferenciados para o homem e para a mulher  desempenharem no maio da família. Ninguém é inferior ou superior e cada um tem suas atribuições. Os dois se completam para, então, haver a unidade e o equilíbrio familiar. É possível ao casal alcançar uma união duradoura desde que se proponha a ceder o primeiro lugar no seu lar ao Senhor Jesus e buscar incessantemente uma convivência sadia. É necessário sempre procurar melhorar os relacionamentos.

 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições da Bíblia – Família, um presente de Deus, nº 11 Central Gospel.