Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

110ª Semana - Cantares 8:7 - Quando o amor é mais forte

Buscar

Categorias

06

Abr

110ª Semana - Cantares 8:7 - Quando o amor é mais forte

Texto Chave:

“As muitas águas não poderiam apagar este amor nem os rios afogá-lo”. Cantares 8:7 a.
 
Objetivo da Lição:

Levar o casal a viver dignamente dentro dos preceitos estabelecidos por Deus na área do amor.
 
Enfatizar:
 
a) É sobre o amor que o casamento deve ser fundamentado para se tornar duradouro. O amor profundo produz no relacionamento uma grande intensidade, pois ele é “forte como a morte” Ct. 8:6.  Cabe a cada um de nos manter, cultuar, reverenciar, respeitar, prover e sustentar o amor no casamento.
b) Às vezes o casal não tem sucesso no amor porque  desconhece certos aspectos do seu cônjuge. O homem difere em tudo da mulher, e o aspecto emocional não foge á regra. Ele demonstra seus sentimentos e emoções de forma diferente da mulher.
c)O homem ama com lógica, que é a característica masculina. O homem, de modo geral, entende que não precisa declarar à sua esposa que a ama, pois ele demonstrou isso casando-se com ela. Após um ótimo almoço preparado pela esposa com todo carinho, ele sai da mesa e vai tirar uma soneca. Isso acontece na sua maioria não por maldade, mas por desconhecimento. A mulher é emotiva. Ela ama com  sensibilidade. Sente-se bem em receber expressões carinhosas, ao ser convidada a participar, mesmo que seja de coisas simples. Sente-se lisonjeada diante das amigas e muito feliz quando recebe uma carícia, um beijo, um abraço. Essas pequenas atitudes produzem grandes efeitos.
d)O amor é como uma força geradora de virtudes que levam a um viver feliz e cheio de perspectivas, porque o amor é de suprema excelência. (1 Co. 13).
e) Amar é uma ação por isso o amor enriquece, edifica, transforma e é duradouro. O amor precisa ser cultivado para crescer a cada dia, através da comunicação honesta, sincera, clara e afetiva; demonstrar não somente com palavras mas com ações; esquecer antigas mágoas, rixas ou agressões, oferecendo um amor perdoador sem amargura.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

O amor amadurecido é capaz de aceitar o outro sem determinar condições, ouse seja, ele é incondicional. O outro passa a ser o centro. O a amor vai sem a pretensão de retorno. Parte do “eu” para o “outro”. É uma doação, pois não se mostra interesseiro. Para que exista o verdadeiro amor entre os cônjuges, é necessário que o Senhor Jesus ocupe o primeiro lugar em seus corações.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições da Bíblia – Família, um presente de Deus, nº 11 Central Gospel