Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

111ª Semana - Romanos 5:12 - A Doutrina da Morte

Buscar

Categorias

19

Abr

111ª Semana - Romanos 5:12 - A Doutrina da Morte

Texto Chave:

“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”. Romanos 5:12
 
Objetivo da Lição:

Entender que a morte não é um fenômeno natural na vida humana. Ela é a maldição divina contra o pecado e só Jesus foi capaz de cravar essa maldição no lenho de Sua cruz no Calvário.
 
Enfatizar:
 
a) A morte é um assunto que evitamos falar e comentar. Entretanto, o viver humano encontra em sua jornada a ameaça da morte. Toda criatura enfrenta esse dilema. Não foi sua escolha vir ao mundo, mas não consegue fugir a realidade do fim de sua existência. Ec. 3:20,21.
b) O sentido literal e metafórico da palavra morte: a) Separação – a morte separa as partes materiais e imateriais do ser humano. A matéria volta ao pó e a parte imaterial separa-se e vai ao mundo dos mortos, o Sheol-Hades, onde jaz no estado intermediário entre a morte e a ressurreição. (Mt. 10:28; Lc. 12:4; Ec. 12:7; Gn. 2:7). b) Saída ou partida – A morte física é como a saída de um lugar para outro (Lc. 9:31; 2 Pd. 1:14-16). c) Cessação – Cessa a existência da vida animal, física (Mt. 2:20). d) Rompimento – Rompe as relações naturais da vida material. Não há como relacionar-se com as pessoas depois que morrem. A idéia de comunicação com pessoas que já morreram é uma fraude diabólica. e) Distinção – Ela distingue o temporal e o eterno na vida humana. Toda criatura humana não pode fugir de seu destino eterno: salvação ou perdição (Mt. 10:28).
c)O sentido bíblico e doutrinário da morte: a) a morte como o salário do pecado (Rm. 6:23). Quando morre, o pecador está ceifando na forma de corrupção aquilo que plantou na forma de pecado (Gl. 6:7,8; 2 Co. 5:10). b) A morte é sinal e fruto do pecado – Somente quem tem a Cristo e o aceitou está fora dessa esfera. Só em Cristo o homem consegue salvar-se do poder da morte eterna. c) A morte foi vencida por Cristo no Calvário – Cristo é a ultima palavra e a única solução para o problema do pecado e a crueldade da morte (Rm. 5:17).
d)Tipos distintos de morte – a) Morte Física -  2 Sm. 14:14. Destruição total do corpo físico. B) Morte Espiritual – No sentido negativo a morte pode ser identificada pela expressão bíblica “morte no pecado”. É um estado de separação da comunhão com Deus. No sentido positivo é a morte espiritual experimentada pelo crente em relação ao mundo. Sua pena do pecado foi cancelada e agora vive livre do domínio do pecado (Rm. 6:14). C) Morte Eterna – Segunda morte e identificada como punição do pecado (Rm. 6:23). Também é denominada como castigo eterno é a eterna separação da presença de Deus.
 

Ajuda para desenvolver a lição:

A morte é a prova máxima da fé cristã, que produz nos crentes uma consciência de vitória.(1 Pd. 4:12,13). Os sofrimentos e aflições dessa vida são temporais, e aperfeiçoa nossa esperança para enfrentar a morte física. Morrer com Cristo é estar “presente com o Senhor” 2 Co. 5:8.

 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições da Bíblia – Família, um presente de Deus, nº 11 Central Gospel.