Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

113ª Semana - Daniel 12:2 - A Ressurreição dos Mortos

Buscar

Categorias

06

Mai

113ª Semana - Daniel 12:2 - A Ressurreição dos Mortos

Texto Chave:

“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”. Daniel 12:2
 
Objetivo da Lição:

Deixar claro para o estudante da Palavra de Deus que a ressurreição dos mortos é obra específica de Deus, e diz respeito à revivificação dos corpos físicos.
 
Enfatizar:

 a) Jesus Cristo enfatizou e deu um sentido especial a essa doutrina (Jo. 5:28,29),deixando claro que não haverá uma única, geral e simultânea ressurreição para os mortos, e sim que acontecerá em duas fases distintas: a ressurreição dos justos e a dos ímpios.  Ressurreição é a outorga da vida ao que havia se extinguido fisicamente. É o ato do levantamento daquilo que havia estado no sepulcro. Várias vezes nos deparamos com a expressão “ressurreição dos mortos” (1 Co. 15:12, 12,21,42), que se refere a uma ressurreição geral, de justos e ímpios.
b) Vários personagens importantes da história do Antigo Testamento demonstraram sua confiança e crença na ressurreição. Abraão (Gn. 22:5; Hb. 11:17-19); Isaías (Is. 26:19); Daniel (Dn. 12:2,3); Os. 13:14). No Novo Testamento Jesus ensinou (Lc. 14:13,14: 20:35;36), os apóstolos e os pais da Igreja primitiva (At. 4:2); Paulo (At. 17:18); João (Ap. 20:4-6).
c) Explicando a ressurreição dos justos e dos ímpios – 1) A primeira ressurreição – a) Tempo: Divide-se em três fases distintas. A primeira fase refere-se à ressurreição de Cristo e de muitos santos do Antigo Testamento, identificados como as “primícias dos mortos (1 Co. 15:20; Mt. 27:52,53). Jesus e aqueles santos ressurretos são o primeiro molho de trigo colhido (Lv. 23:10-12; 1 Co. 15:23). Jesus foi o grão de trigo que caiu na terra, morreu, e produziu muito fruto (Jo. 12:24). Aquele grupo de pessoas de Mt. 27:52,53 foi a primícia, o primeiro molho. A segunda fase refere-se à ressurreição dos mortos em Cristo na era neotestamentária, a qual se efetuará no chamamento especial por ocasião da volta do Senhor Jesus sobre as nuvens (1 Co. 15:51,52; 1 Ts. 4:14-17). A terceira fase da primeira ressurreição refere-se aqueles mortos no período da Grande Tribulação , os quais são chamados de mártires da Grande Tribulação”. Refere-se ao restolho da ceifa,isto é, as respigas da colheita (Ap. 6:9-11; 7:9-17; 14:1-5; 20:4-5). Não importa como os corpos foram sepultados, se em covas na terra, ou no fundo dos mares e rios, ou queimados. Na realidade, os mesmos corpos mortos serão ressuscitados. No caso dos mortos em Cristo seus corpos serão transformados (1 Co. 15:35-38), iguais ao corpo ressurreto de Cristo (Fp. 3:21).  2) A segunda ressurreição – Já sabemos que Jesus distinguiu duas ressurreições: a dos justos e a dos ímpios. O tempo da segunda ressurreição acontecerá no fim de todas as coisas, após o período do Milênio na Terra, quando haverá o Juízo Final diante do Grande Trono Branco (Hb. 4:13; Ap. 20:11-15).
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Quanto a ressurreição dos ímpios o processo será o mesmo que a dos justos. Seus corpos terão todas as partículas  físicas reunidas e transformadas em corpos espirituais, mas sem qualquer glória.  Alma e espírito se unirão aos seus corpos sepultados para serem julgados por suas obras (Ap. 20:12). Nenhuma glória, nenhuma beleza, mas totalmente inglório, para que sejam prestadas as contas perante o Supremo Juiz. (Hb. 9:27). Os ímpios serão lançados no chamado “Lago de Fogo” (Mt. 25:41,46), que arde continuamente com fogo inapagável – o tormento eterno (Ap. 14:10,11). A esperança da Igreja está baseada na ressurreição de Cristo. Sua morte e ressurreição são a garantia total de que Ele voltará. Sua vida sobre a morte foi com glória, triunfo e poder.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições Bíblicas da CPAD – Pr. Elienai Cabral - 1998.