Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

114ª Semana - 1 Pedro 4:73 - Sinais da Vinda de Cristo

Buscar

Categorias

06

Mai

114ª Semana - 1 Pedro 4:73 - Sinais da Vinda de Cristo

Texto Chave:

“E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração”. 1 Pedro 4:7.
 
Objetivo da Lição:

Vamos aprender que a certeza da volta de Jesus Cristo é a verdade mais significativa da toda a profecia bíblica.
 
Enfatizar:

a) Jesus ao proferir Seu discurso público no pátio do grande templo de Jerusalém, aproveita a ocasião para predizer sobre o futuro da cidade e do seu templo. Ele prediz a destruição antecipando o final dos tempos. Alguns fatos proféticos seriam presenciados e vividos por aquela geração, mas seriam ao mesmo tempo indícios de fatos escatológicos inevitáveis. (Mt. 24:1-14).
b) Mateus 24 é uma admoestação contra os falsos sinais que seriam alardeados como se fossem os reais e verdadeiros. “Acaudelai-vos, que ninguém vos engane”.  Quais seriam os falsos alarmes ou sinais pelos quais não podemos nos deixar enganar? 1) Falsos cristos (v.5). Centenas de falsos cristos (ou messias) têm aparecido e enganado a muita gente. 2) Guerras não determinantes (v.6). São falsas guerras todas aquelas que não podem ser determinadas como sinais evidentes da volta do Senhor Jesus. Pequenas e grandes guerras têm marcado com sangue o nosso planeta. Jesus previu esse tipo de problema, e orientou-nos.
c) Não há evidencias doutrinaria para se afirmar que determinados acontecimentos da atualidade sejam sinais precisos da volta de Jesus. Entretanto, o modo como o Senhor indicou-nos nos abre um campo de compreensão mais amplo. Entendemos que esses sinais indicam “o começo do fim” ou o “principio de dores” (Mt. 24:8). Há uma certa simultaneidade dos acontecimentos que envolvem “conflitos bélicos entre nações, fomes, pestes e terremotos”. (Lc. 21:11).
d) Predições de sinais atuais. O texto de Mateus 24 refere-se metaforicamente às dores de parto de uma mulher que está para dar à luz uma criança. São as primeiras dores decorrentes das contrações que anunciam a hora do parto. Na verdade, Jesus estava declarando que os sinais envolvendo fomes, pestes e terremotos seriam apenas sinais precursores da vinda da era messiânica, sonhada e desejada pelos judeus (1 Ts. 5:3). A Angustia da terra (Lc. 21:25) é um grande sinal. A ameaça de uma Igreja mista, uma falsa unidade que dilui princípios fundamentais de formação segundo padrão neotestamentário. A multiplicação da iniqüidade, mostrando que as coisas ilegais ou de liberdade sem lei está sem controle. O Aumento da iniqüidade, isto é, da violação dos princípios divinos, afetaria esse sentimento de relação com Cristo. O zelo e o desejo pela Igreja do Senhor perdem a sua força quando o coração é iníquo.   

Ajuda para desenvolver a lição:

Os sinais da vinda  e Jesus devem ser assunto de interesse para todos os irmãos despertados e ao mesmo tempo um grande alerta para os crentes descuidados e adormecidos espiritualmente.e assim, possam entender que, apesar dos teólogos divergirem quanto a distinguir os primeiros 14 versículos de Mateus 24 como sendo dentro da era da graça ou da Igreja, o segredo para escapar, principalmente do período dos tempos dos gentios (que antecede a Grande Tribulação), Mateus 24:14), é perseverar até o fim (Mat. 24:13).
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições Bíblicas da CPAD – Pr. Elienai Cabral - 1998.