Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

115ª Semana - Jeremias 24:6 - Israel, o Relógio Escatológico de Deus

Buscar

Categorias

13

Mai

115ª Semana - Jeremias 24:6 - Israel, o Relógio Escatológico de Deus

Texto Chave:

“Porei os meus olhos sobre eles, para seu bem, e os farei voltar a esta terra; e edificá-los-ei, e não os destruirei, e plantá-los-ei, e não os arrancarei”. Jeremias 24:6
 
Objetivo da Lição:

Compreender que Israel é o relógio divino na Terra pelo qual conhecemos os desígnios de Deus parta o final da história da humanidade.
 
Enfatizar:

a) Israel é um dos sinais mais evidentes na atualidade em relação à volta de Cristo. Sua restauração nacional, profetizada em Ezequiel 37:1-10 e, que, através de uma visão fala metaforicamente de “um vale cheio de ossos”, teve inicio no século em que vivemos.  
b) A história do plano divino em relação à humanidade tem seu eixo central na existência do povo de Israel. É o relógio pelo qual podemos acompanhar todos os eventos históricos e escatológicos do mundo. Jesus apontou-nos esse sinal de Sua vinda no sermão profético registrado em Lucas 21:27-30.
c) Dispersão e regresso – Tanto as profecias sobre a dispersão do povo de Israel entre as nações quanto às referentes ao retorno à sua terra, têm tido o fiel cumprimento (Jr. 24:6; Ez. 36:24,28).  O movimento sionista iniciado em 1897 por Teodoro Herzl, despertou nos israelitas um sentimento de volta ao lar e isso é um impulso do Espírito Santo para o cumprimento da Palavra de Deus. Em l948 Israel foi reconhecido como Estado para efetivação da promessa divina quanto ao seu retorno.
d) Acontecerá num futuro próximo um grande encontro em Israel por ocasião da “angustia e Jacó”, conhecida como a Grande Tribulação (Ap. 16:12-21). Esse evento escatológico será terrível e indescritível para o povo de Israel.  Ele estará mobilizado para a grande batalha do Armagedom. Os reis da terra, os governantes com seus exércitos e armas destrutivas para o maior combate já registrado na historia mundial.  Será no clímax dessa batalha que Jesus, o Messias, anteriormente rejeitado pelos israelitas, viera e destruirá os inimigos do seu povo, e implantará o Seu Reino Milenial.


Ajuda para desenvolver a lição:

O sinal de Israel é revelada à Igreja pelo seu esplêndido florescimento na Terra que Deus lhe prometera – a figueira brotando – e pela sua influencia na marcha dos acontecimentos mundiais.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
- Estudo das Lições Bíblicas da CPAD – Pr. Elienai Cabral - 1998.