Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

116ª Semana - João. 14:3 - O Arrebatamento da Igreja

Buscar

Categorias

21

Mai

116ª Semana - João. 14:3 - O Arrebatamento da Igreja

Texto Chave:

“Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”. João. 14:3
 
Objetivo da Lição:

Entender que a certeza do arrebatamento da Igreja vem da promessa do próprio Senhor Jesus, o dono da Igreja.  

 
Enfatizar:

a) Encontramos várias palavras no grego do Novo Testamento relativas ao arrebatamento que podem aclarar nosso entendimento acerca do arrebatamento. Vamos identificar as duas principais:  1) Parousia – Significa “presença”; chegada rápida”; “visita”. É a palavra mais freqüentemente usada nas Escrituras para descrever o retorno de Cristo, pois ocorre 24 vezes. Seu sentido é abrangente porque não define apenas a volta de Cristo até ou sobre as nuvens, mas em outras vezes se refere à Sua volta pessoal à Terra. (1 Co. 15:23; 1 Ts. 2:19; 4:15;. 5:23: 2 Ts. 2:1; Tg. 5:7,8; 2 Pd. 3:4). 2) Epiphanéia -  Significa “manifestação”; “vir à luz”; “resplandecer” ou “brilhar”. O sentido é mais específico, porque se refere especialmente à vinda sobre as nuvens e a volta pessoal de Cristo à Terra que acontecerá com uma manifestação visível e gloriosa (2 Ts. 2:8; 1 Tm. 6:14; 2 Tm. 2:4-8).
b) Referente ao arrebatamento, Cristo virá até ou sobre as nuvens (1 Ts. 4:17). Será de modo invisível para a Terra, porque virá para os Seus santos nos ares. Em relação à manifestação pessoal de Cristo na Terra, Ele virá sobre as nuvens, de modo visível  e com os seus santos (Cl. 3:4). No primeiro evento, Cristo, pelo poder da Sua palavra e com voz de arcanjo, arrebatará, num abrir e fechar de olhos, a Igreja remida pelo Seu sangue (1 Co. 15:52). Esse arrebatamento acontecerá antes que venha o Anticristo e instale o seu domínio sobre a terra por sete anos.  O segundo evento da volta de Cristo acontecerá no final dos sete anos da Grande Tribulação, quando Ele irá destruir o domínio do Anticristo e instalar seu reinado por mil anos. (Ap. 19:11; 20:1-6).
c) Participantes do arrebatamento da Igreja – 1) O próprio Senhor Jesus Cristo (1 Ts. 4:16). 2) O Arcanjo- No evento do arrebatamento da Igreja, a participação do arcanjo será efetuada pela voz de comando e chamamento, a qual será ouvida apenas pelos remidos. 3) Os mortos em Cristo (1 Co. 15:51,52). Aqui são aos santos que ressuscitarão com corpos transformados em corpo espiritual, enquanto os corpos dos ímpios permanecerão em suas sepulturas até o dia do Juízo Final (Ap. 20:12).  4) Os vivos preparados – O arrebatamento dos vivos implica em livrá-los do período da Grande Tribulação (1 Ts. 4:17; 1 Co. 15:51, Ap. 3:10).


Ajuda para desenvolver a lição:

Estudar e meditar sobre o arrebatamento da Igreja promove nos remidos a fé e a esperança na vinda do Senhor. Não nos preocupamos demasiadamente com as várias teorias de interpretação sobre o arrebatamento, mas se estamos preparados para participar do maior evento do salvos.  

 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições Bíblicas da CPAD – Pr. Elienai Cabral - 1998.