Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

118ª Semana - Apocalipse 19:7 - As Bodas do Cordeiro

Buscar

Categorias

04

Jun

118ª Semana - Apocalipse 19:7 - As Bodas do Cordeiro

Texto Chave:

“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as Bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”. (Apocalipse 19:7).
 
Objetivo da Lição:

A Igreja, glorificada e coroada no céu, será definitivamente desposada pelo glorioso esposo, Jesus, o Cordeiro.

 
Enfatizar:

a) A ceia das bodas do Cordeiro é a expressão máxima da relação entre Cristo e Sua Igreja. É a figura do casamento, do esposo e a esposa, que aparece na Bíblia em várias passagens. Mateus 25 apresenta uma parábola de Jesus que retrata a história de um casamento, e que oferece dupla interpretação: uma sobre Israel e outra a respeito da Igreja.    
b) Jesus ilustrou Seu ensino utilizando-se do costume oriental para o casamento. Depois de feitas as cerimônias religiosas, começava-se a celebração festiva do casamento. A festa podia prolongar-se por vários dias, dependendo das possibilidades do pai da noiva. Nos festejos noturnos, os convidados deviam sempre ter lâmpadas acesas. Na história de Jesus, o noivo atrasou. Os convidados deveriam estar devidamente preparados com azeite em suas vasilhas e nas lâmpadas. Qualquer convidado sem lâmpada era considerado um estranho e não podia entrar na festa.   
c) As dez virgens são os crentes individualmente que compõem o corpo da Igreja (a esposa do Cordeiro). Representam duas classes de crentes: os insensatos (loucas) e os cautelosos (prudentes). Os insensatos são aqueles cristãos que não agem racionalmente na sua vida de fé, por isso, não sabem o que estão fazendo. As prudentes representam aqueles que mantêm uma vida de vigilância e espiritualidade. Além da vasilha e lâmpada o principal era o azeite que é o símbolo do Espírito Santo.
d) Pela ordem normal dos acontecimentos escatológicos, esse evento acontecerá no céu. (Ap. 19:1; 21:9). João identificou o lugar. Alegria e triunfo pelas vitorias do Cordeiro são demonstradas e, a seguir, surge a noiva do Cordeiro, já glorificada, coroada e preparada para o glorioso encontro.  O casamento é de Cristo com a Igreja, mas os convidados são muitos, De acordo com Dn. 12:1-3 e Is. 26:19-21, o Israel salvo da Grande Tribulação e os santos do Antigo Testamento são os convidados especiais.  
Ajuda para desenvolver a lição –  No céu, os salvos receberão as recompensa por suas obras feitas na terra, e as bodas do Cordeiro coroará à Igreja pela sua fidelidade a Cristo.  

 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições Bíblicas da CPAD – Pr. Elienai Cabral - 1998.