Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

119ª Semana - Mateus 24:21 - A Grande Tribulação

Buscar

Categorias

08

Jun

119ª Semana - Mateus 24:21 - A Grande Tribulação

Texto Chave:

“Porque haverá, então, grande aflição. Como nunca houve desde o principio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais”. Mateus 24:21
 
Objetivo da Lição:

Ensinar que os juízos de Deus sobre o mundo no período da Grande Tribulação serão inevitáveis porque a Palavra de Deus os revela e a Igreja se fortalece na esperança de que não passará por esse período.
 
Enfatizar:

a) O que é a Grande Tribulação – Na língua grega do Novo Testamento, tribulação aparece como THILIPSIS que significa “colocar uma carga sobre o espírito das pessoas”.  Na tradução da Vulgata Latina, a palavra é TRIBULUM e se refere  a uma espécie de grade para debulhar o trigo. Um instrumento que o lavrador usa para separar o trigo da sua palha. A idéia figurada, aqui, é a de afligir, pressionar. A expressão é essencialmente escatológica.    
b) Existem duas linhas de entendimento acerca desse assunto: Uma acredita que a Igreja não estará no primeiro período da Grande Tribulação. Outra afirma que a Igreja sofrerá no primeiro período da Grande Tribulação.  Entendemos que o arrebatamento dos santos em Cristo se dará, nem na metade nem depois da tribulação, mas exatamente antes dela, para livrar a Igreja desse tempo de sofrimento. (1 Ts. 1:1;3,10).  Entendemos também que os juízos de Deus sobre Israel e o mundo naqueles dias só terão inicio depois que a Igreja for retirada da Terra. Até o capítulo 5 de Apocalipse se fala da Igreja, mas no capitulo 6, quando se iniciam os juízos, a Igreja não mais aparece, senão no capítulo 19.   
c) Propósitos da Grande Tribulação -  Dois principais propósitos de destacam: Levar Israel a receber o seu Messias e trazer juízo sobre todo o mundo, especialmente, sobre as nações incrédulas.
d) O Tempo da Grande Tribulação- Não há texto mais explícito quanto ao tempo da Grande Tribulação do que a profecia de Daniel 9:24-27, acerca das setenta semanas determinadas por Deus para a manifestação dos juízos de Deus sobre Israel e o mundo.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A Grande Tribulação não se destina á Igreja de Cristo, e sim para o povo de Israel e o mundo gentio. Todos os juízos de Deus profetizados terão o seu cumprimento. Ninguém sabe quando se dará o arrebatamento da Igreja findando o período entre a 69ª e 70ª semana. Não sabemos o dia da volta do Senhor, mas sabemos que é a nossa missão principal – pregar o evangelho e dar testemunho de Cristo diante dos homens.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições Bíblicas da CPAD – Pr. Elienai Cabral - 1998.