Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

120ª Semana - Ap. 12:11 - Israel na Grande Tribulação

Buscar

Categorias

16

Jun

120ª Semana - Ap. 12:11 - Israel na Grande Tribulação

Texto Chave:

“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho”. Apocalipse 12:11
 
Objetivo da Lição:

A Grande Tribulação retrata perfeitamente o confronto entre o bem e o mal e a vitória final de Cristo.  
 
Enfatizar:

 a) É o povo de Israel a razão mais evidente da Grande Tribulação. Ele é o alvo principal por causa das suas relações com o plano redentor de Deus para com a humanidade. Israel foi escolhido para representar os interesses divinos na Terra. Mas, lamentavelmente, não foi fiel aspectos divinos. Sua desobediência e idolatria serão castigadas nesse período. No entanto, o propósito de Deus não é só para castigar Israel, mas também o de mostrar sua fidelidade e amor para com o Seu povo.    
b) A mulher vestida de sol (Ap. 12:1,2) – Há várias interpretações acerca dessa mulher e o que ela representa. Mas podemos afirmar que não representa a Igreja de Cristo, nem a Igreja do Antigo Testamento, nem Maria, mas sim Israel.    
c) O grande dragão vermelho (AP. 12:3,4) – Representa Satanás. É a figura do poder do mal e da destruição que virá sobre a nação israelita naqueles dias. As sete cabeças e os diademas sobre elas simbolizam os grandes reinos e os poderes desses reinos. As estrelas representam os demônios que sob a direção de Satanás promoverão grande desordem moral, social e espiritual no seio da humanidade.
d) O Filho varão (Ap. 12:5) – A interpretação mais aceitável diz que esse filho varão representa Jesus, uma vez que somente ele, o Messias, “regerás as nações com vara de ferro”. Satanás, o grande dragão vermelho não conseguirá alcançar o filho varão porque ele foi arrebatado para o seu trono.
e) A fuga da mulher para o deserto (Ap. 12:6) – é um lugar metafórico. Deserto é o lugar mais apropriado para fugitivos. As pressões sobre Israel serão enormes, mas o grupo fiel encontrará refugio pó 1260 dias. É exatamente o período mais terrível que sobrevirá sobre Israel na sua terra.
f) Uma batalha angelical no céu  (Ap. 12:7-9) – Nessa batalha os anjos de Deus sob o comando do arcanjo Miguel, o protetor dos filhos de Israel, abatem completamente os anjos caídos sob o comando de Satanás. É um conflito entre o bem e o mal. O dragão é derrotado e expulso do céu, Os seus domínios foram desfeitos.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Depois da vitória de Miguel e seus anjos contra o dragão e seus aliados (demônios), diz a Bíblia que houve regozijo e alegria no céu (Ap. 12:10). Esta alegria resulta do fato que a Grande Tribulação findará para Israel e para o mundo, quando Cristo voltar gloriosamente.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições Bíblicas da CPAD – Pr. Elienai Cabral - 1998.