Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

122ª Semana - Zacarias 14:9 - O Reino Milenal de Cristo

Buscar

Categorias

05

Jul

122ª Semana - Zacarias 14:9 - O Reino Milenal de Cristo

Texto Chave:

“E o Senhor será rei sobre toda a Terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome”. Zacarias 14:9
 
Objetivo da Lição: 

O Milênio preparará a Terra para o estabelecimento do reino de Cristo, conforme as promessas das Sagradas Escrituras.    
 
Enfatizar:

a) A volta pessoal e visível de Cristo à Terra está prevista em toda a Bíblia. Deus estabeleceu o programa de um reino teocrático, iniciado com o povo de Israel, prosseguindo no período milenial e culminando no reino eterno. 
    
b) Com a derrota do Anticristo e seus exércitos, Israel verá que Aquele a quem rejeitaram na primeira vinda, não é outro senão o seu Messias.  Zacarias 12:10 fala do espírito de súplica que será derramado sobre a casa de Davi, e prantearam pelo que fizeram a Cristo na sua primeira vinda. Zc. 13:9; Ez. 36:24-31; Is. 25:9; Rm. 11:26 fala que os judeus sobreviventes daqueles dias serão leais a Cristo, aceitando-O como o Messias. Também haverá judeus rebeldes que sofrerão o juízo de Cristo (Ez. 20:33-38; Mt. 3:1-5).       
c) Antes que o Senhor instale o seu reino milenial, Satanás será preso por mil anos com todos os seus anjos e assim não estarão livres para tentar as criaturas nos dias do reino milenial de Cristo. (Ap. 20:1-3). 
 
d) Será um período de completa manifestação da glória de Cristo no Seu domínio, governo, justiça e reino (Is. 9:6; 11:4; At. 3:22). Vários são os títulos e nomes de Cristo no Milênio: Renovo; Senhor dos Exércitos; O ancião de dias; O Altíssimo; O Filho de Deus; O Rei; O Juiz; o Messias príncipe.

e) Características do Reino Milenial – 1) Justiça – somente os justos serão admitidos no reino (Mt. 25:37). A justiça será sinônimo do Messias. 2) Obediência -  Foi o propósito original de Deus na criação do mundo o estabelecimento de um principio de obediência completa e voluntária a Deus. 3) Conhecimento universal de Deus – (Is. 11:9; Jr. 31:34). Todas as pessoas terão conhecimento correto sobre Deus, porque o mal estará detido. 4) Paz e prosperidade (Is. 2:4) – A maldição do pecado estará detida, sem o poder de alastramento. A paz será universal porque a sua base será a justiça do Messias. 5) Longevidade (Is. 65:20-22). Uma vez que o mal estará detido, a vida física dos habitantes da Terra naqueles dias não sofrerá tanto como hoje.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Na segunda fase de Sua vinda em glória, Cristo vai julgar as nações e inaugurar o Milênio, a gloriosa era de paz a ser implantada na Terra. Seguindo-se o Grande Trono Branco, o Juízo Final, ocasião em que somente haverá dois destinos: a morte eterna ou a vida eterna. Os cristãos estarão livres de qualquer condenação e irão desfrutar da eternidade.  
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições Bíblicas da CPAD – Pr. Elienai Cabral - 1998.