Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

127ª Semana - Filipenses 3:18 - Entraves à Unidade

Buscar

Categorias

31

Jul

127ª Semana - Filipenses 3:18 - Entraves à Unidade

Texto Chave:

“Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo”. Filipenses 3:18
 
Objetivo da Lição:

Entender que os inimigos da Igreja não são somente aqueles que estão fora dela.
 
Enfatizar:

a) O primeiro grande inimigo da unidade é o pecado, sendo o principal problema que impede o avanço da Igreja do Senhor. Para cada circunstância da nossa vida e atividade, o Senhor tem o melhor. Paulo disse que nós precisamos mudar a nossa maneira de ser, de agir e de pensar para que, assim, possamos experimentar “a boa, agradável, perfeita vontade de Deus”. (Rm. 12:2 b).        
b) O pecado destrói a família - A base da sociedade é a família. Quando Paulo escreveu sua lista de exigências para aquele que quer tornar-se ministro, ele indicou que a família é o laboratório onde o candidato deverá fazer o teste de admissão para o ministério. (1 Tm. 3:4,5).
c) O entrave da “preferência” – Não é errado ter preferência por alguém; entretanto, isso não deve chegar ao ponto de tornar-se idolatria. Paulo exemplificou a Igreja como um Corpo, onde todos são necessários e úteis. (1 Co. 12:12-19). O entrave do monopólio da verdade – Ninguém pode dizer que detém a verdade, mas que está ligado a ela e contribui para que ela seja ainda maior e eficaz na vida das pessoas. O entrave da palavra do homem – A unidade do povo de Deus ocorre mediante a observância do que afirma a Palavra de Deus. Só o verdadeiro e genuíno ensino as Escrituras pode unir a Igreja do Senhor. Qualquer outra mensagem não trará o mesmo efeito e a Bíblia adverte contra os falsos ensinos que se infiltram na Igreja e promovem o enfraquecimento do Corpo.
d) O antídoto contra os entraves – Mais fortes e poderosos que os entraves são os recursos que o Senhor provê para que a Igreja permaneça unida. 1º) Um único Deus: o verdadeiro.  Jesus em Sua oração sacerdotal não menciona outro Deus e a Igreja não tem outro Deus (Jo. 17:3 a). 2º) Um único Senhor: Jesus. Vivemos na era da imagem. Uma marca famosa diz em seus anúncios: “Imagem é tudo”. A imagem na qual o cristão deve espelhar-se é a imagem de Cristo. Hebreus 12:2 manda olharmos para Jesus. 3º) Um único Espírito: Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos capacita para a obra do ministério (Ef. 4:12). Há diversidades de dons, mas o Espírito é o mesmo (1 Co. 12:4).  4º) Uma só palavra: a que dá vida. Há diversos ensinos através da internet, TV, livros, jornais, revistas, seitas, religiões e cada um proclama ser ou trazer a verdade consigo. Lembre-se que as falsas filosofias e ventos de doutrinas não dão vida ao homem, mas separam o homem de Deus e dividem a Igreja do Senhor.  
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Que esse ensino sirva de alerta para que cada um de nós fique atento ao que não glorifica ao Senhor, ao que divide o Seu povo de modo que, a partir de um relacionamento mais próximo, mais íntimo com Ele, a unidade da Igreja seja uma realidade nesta nação.  
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições da Palavra de Deus, Ano 7; nº 28 Pr. Jabes de Alencar,Ed. Gospel