Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

154ª Semana - Êxodo 14:14 - A Ação de Deus em Nossa Vida

Buscar

Categorias

05

Mar

154ª Semana - Êxodo 14:14 - A Ação de Deus em Nossa Vida

Texto Chave:

“O Senhor pelejará por vós e vos calareis”. Êxodo 14:14
 
Objetivo da Lição:

“Cada discípulo deve deixar Deus agir em sua vida e crer que Ele nos guia por meio das dificuldades da vida.  
 
Enfatizar:
 
a) O estudo de hoje está no texto bíblico de Êxodo 13:17-22. O deserto exemplifica a caminhada do cristão nesta vida, e a conquista de uma base para uma vida feliz.  
b) Israel vivia escravizado no Egito de Faraó. Um dia, Deus ouviu as orações do povo e libertou-o, levando-o por uma caminhada no deserto até chegarem a Terra Prometida. Da mesma forma Deus resgatou a sua Igreja do mundo, que é simbolizado pelo Egito, e colocou-a para caminhar pelo deserto desta vida, ruma à Canaã Celestial (Gl. 6:16). No deserto, observam-se quatro aspectos que trazem dificuldades para os viajantes. 1) Terreno árido – a terra é estéril, pedregosa, arenosa, um terreno difícil de ser tratado. 2) Um lugar de contrastes – A noite faz frio terrível; durante o dia um calor escaldante. O mundo também tem seus contrastes: falam de paz e provocam a guerra; dizem que amam e estão amaldiçoando. 3) Lugar de mesmice – a paisagem é sempre a mesma. Tudo igual, sempre se tem a sensação de estar no mesmo lugar. No mundo as pessoas mudam de casa, de carro, freqüentam festas, mas continuam vazias e sem esperança. 4) Lugar de morte – No deserto existe solidão e desolação. É necessário um guia experiente para atravessá-lo. Deus colocou Moisés como guia para o povo não errar o caminho. O cristão pode contar com a ajuda divina enquanto viver neste deserto, que é o mundo.
c) Na travessia pelo deserto, Israel contou com a presença de Deus. Na Igreja, em sua trajetória conta com a presença do Espírito Santo. Podemos contar com a direção do Senhor sob todos os aspectos: 1) a direção de Deus é vista – Não é um mistério. Coluna de nuvem de dia, coluna de fogo a noite. 2) a direção de Deus é percebida – o povo percebia a presença de Deus, pois era guiado conforme à Sua vontade. Ora a nuvem caminhava, ora a nuvem parava, segundo a ordem divina. 3) a direção de Deus é entendida – Moisés obedecia às ordens porque entendia que elas vinham da parte de Deus.  O povo obedecia à direção. 4) a direção de Deus é sentida – o cristão deve ter a sensibilidade para sentir qual a direção de Deus para sua vida. Quem não experimenta comunhão com Deus, não sabe discernir quando a direção vem do Senhor.
d) Deus sempre nos leva por caminhos certos, embora nem sempre entendemos o caminho.Quando estamos no deserto da vida, Deus nos protege, guia e sustenta.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Não desistamos, fiquemos firmes. Em todo tempo poderemos contar com a direção de Deus, com Sua proteção, com Seu sustento, com os milagres, com a revelação, com as vitórias e com a salvação, por meio da qual herdamos a vida eterna em Cristo Jesus.  
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
Estudos Lições da Palavra de Deus nº 27, Ano 7 -A Base para uma Vida Feliz,Central Gospel.