Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

160ª Semana - 1 Reis 18:46 - Os Propósitos de Deus se Cumprirão em Nós

Buscar

Categorias

15

Mai

160ª Semana - 1 Reis 18:46 - Os Propósitos de Deus se Cumprirão em Nós

Texto Chave:

“E a mão do Senhor estava sobre Elias”. 1 Reis 18:46 a
 
Objetivo da Lição:

“Ao final do estudo o aluno deverá estar apto a: entender que Deus firmou propósitos para a nossa vida; conhecer quais são os objetivos para a nossa vida e colocar-se à disposição de Deus para o cumprimento dos Seus propósitos.
 
Enfatizar:
 
a) Todos ser humano nutre o desejo de alcançar certos objetivos no decorrer de sua vida. Isto é muito importante porque a vida só tem razão de ser enquanto se tem metas a serem alcançadas. Deus também planejou objetivos para serem alcançados através de nossas vidas.
b) Deus não fez nada ao acaso. Tudo foi feito com propósitos determinados.  Terra para o homem habitar, o homem para governar a terra e render adoração ao Criador, Israel para preparar o caminho da salvação do homem, enviou seu Filho ao mundo para resgatar o homem do pecado. Deus tem propósitos para todas as coisas. Mas para dar lugar ao cumprimento dos propósitos divinos é preciso que, cada um procure conhecer o que Deus quer e a qual objetivo Deus pretende que cheguemos. Para isso existem alguns requisitos: 1) Manter profundo relacionamento com Deus (Tg, 4:8 a). 2) Obedecer a palavra de Deus (1 Rs. 18:1 a). 3) Esperar o tempo de Deus (2 Pd. 3:8).
c)  Deus manifesta o seu propósito – O propósito de Deus para Elias era usá-lo para resgatar Israel da idolatria. Israel havia se distanciado do Senhor pela idolatria e Deus determinou um tempo de seca que durou três anos e meio e como resultado houve fome e escassez de alimento e de água em Israel. Obedecendo a palavra do Senhor, Elias foi encontrar-se com o rei e promoveu um desafio para que todo o povo de Israel entendesse quem era o Deus verdadeiro. Oitocentos profetas de Baal clamaram, se retalharam e se lancetavam sem sucesso. Baal não respondeu.
d)  Chegou a vez de Elias clamar. Quando Deus manifesta o Seu propósito por meio da vida de alguém, ele é usado para fazer coisas que ninguém faz; coisas que ultrapassam o entendimento humano; até as coisas que contrariam as leis humanas. Foi o que aconteceu no Monte Carmelo. O propósito de Deus era trazer o Seu povo de volta a Ele e mostra-lhe quem era o verdadeiro Deus. Então o profeta Elias reconstruiu o altar. Efetuou a limpeza, tirando os entulhos reconstruiu um novo altar. Substituiu as pedras velhas por pedras novas e mandou derramar água, mas muita água sobre o altar. O fogo desceu do céu e consumiu o holocausto a lenha e a água. Não sobrou nada!  Para completar o milagre Elias anunciou a chegada da chuva.
e) O que é uma nuvem do tamanho de uma mão de homem em um imenso céu azul, para anunciar a chegada de uma tempestade?  A convicção de Elias estava firmada em Deus, não em sinais. Queremos ver coisas grandes para então crer no que Deus pode fazer. Precisamos entender o sinal de Deus. E quando ele aparece, podemos contar que o Senhor vai fazer grandes coisas em nossa vida.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Deus havia disciplinado o Seu povo com seca e fome, porém poupou o profeta de maneira muito especial. No tempo certo, enviou fogo do céu para mostrar o Seu poder como verdadeiro Deus. Após este acontecimento, o Senhor ouviu as orações de Elias e mandou chuva para sanar a fome. Deus quer da mesma forma, nos usar neste tempo de fome e sede espiritual!
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
Estudos Lições da Palavra de Deus nº 27, Ano 7 -A Base para uma Vida Feliz,Central Gospel.