Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

177ª Semana - Salmo 41:3 - A Enfermidade na Vida do Cristão

Buscar

Categorias

03

Set

177ª Semana - Salmo 41:3 - A Enfermidade na Vida do Cristão

Texto Chave:

“O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama”. Salmo 41:3
 
Objetivo da Lição:

Entender que Deus nem sempre cura as nossas enfermidades, mas concede-nos forças para que, mesmo no leito de dor, continuemos a glorificar o seu nome.
 
Enfatizar:
 
a) Pessoas santas e fiéis ao Senhor padecem por causa de doenças e enfermidades, mas pela fé, recebem forças para vencer o sofrimento. A Palavra de Deus garante-nos que um dia, nós os salvos em Jesus Cristo, seremos transformados, receberemos um novo corpo e nunca mais morreremos (1 Co. 15:52). Mas enquanto tivermos aqui nesse mundo, vivendo em um corpo corruptível, estaremos sujeitos a dores e enfermidades. Muitos cristãos, equivocadamente, acreditam que a enfermidade na vida do crente sempre é fruto de algum pecado oculto ou até mesmo obra do Diabo, mas raramente essas são as reais causas (Jo.11:4).
b) A origem das enfermidades – 1) A queda e as enfermidades: Muitas pessoas insistem em afirmar que o cristão fiel jamais pode ser acometido por enfermidades. Porém, a Bíblia menciona diversos casos de homens tementes a Deus que sofreram com as enfermidades.  A pergunta então é inevitável: Qual é a origem das doenças, já que Deus não criou o homem para enfermar ou morrer? Adão desfrutava de uma saúde perfeita e deveria viver eternamente em comunhão com o Criador. Mas ele pecou, desobedecendo a Deus. Como “o salário do pecado é a morte”, Adão enfermou no corpo, na alma e no espírito (Rm. 6:23). A enfermidade é conseqüência direta desse rompimento da relação entre Deus e a humanidade, e não deve ser confundida com a vontade do Todo Poderoso. 2) Provados pelas enfermidades – quem não quer desfrutar de uma boa saúde? Algumas enfermidades geram limitações que nos impedem até mesmo de realizarmos a obra do Senhor. Porém, o Pai Celestial permite algumas vezes que sejamos provados para que a nossa fé cresça mediante uma maior experiência e comunhão com Ele.  O corpo pode estar debilitado pela doença, mas o espírito, como resultado da confiança em Deus, está forte. Ex. Ezequias (2 Rs. 20:1-11); Jó 1:1-22; Timóteo ( 1 Tm. 5:23). 3) Enfermidades de origem maligna – Existem enfermidades cuja origem é maligna (Mc. 9:17; Lc. 13:10-17). Porém, o inimigo das nossas almas não pode tocar na vida e na saúde de ninguém sem a permissão de Deus (Jó 2:6).  A enfermidade física não significa necessariamente que alguém esteja experimentando alguma forma de “possessão demoníaca”. (1 Jo. 5:18. 2Ts. 3:3).
c) 2) Doenças da vida moderna – a) Depressão, b)síndrome do pânico e c) doenças psicossomáticas, (doenças que se manifestam quando os desajustes do sistema emocional transformam-se em doenças físicas). A fé em Jesus Cristo e na sua Palavra é um excelente remédio para ajudar-nos a manter a saúde física e mental. Orar e meditar na palavra de Deus também é uma forma eficiente de cuidado com a saúde.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Diante do sofrimento não devemos culpar ou questionar a Deus, mas sim confiar e esperar o milagre. Deus é imutável e continua a operar milagres e maravilhas. Ele opera quando quer e a sua maneira de agir é única.  Não desista, continue a confiar no poder do Altíssimo!   
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Biblicas, CPAD, Comentarista Eliezer de Lira e Silva, 2012.