Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

179ª Semana - Gênesis 6:11 - Superando os Traumas da Violência Social

Buscar

Categorias

22

Set

179ª Semana - Gênesis 6:11 - Superando os Traumas da Violência Social

Texto Chave:

“A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus, e encheu-se a terra de violência”. Gênesis 6:11
 
Objetivo da Lição:

Vamos entender a origem da violência e que é um problema de todos.
 
Enfatizar:
 
a) A violência aflige a todos, inclusive os cristãos e sua origem é de ordem espiritual. Não podemos ficar indiferentes aos seus males, porque enquanto permanecermos neste mundo estaremos sujeito às suas conseqüências. Mas não vamos esquecer que nossa vida está escondida em Cristo e nele estaremos sempre seguros.
b) A origem da violência – a Bíblia mostra que a violência é o resultado direto da rebelião de Adão e Eva contra Deus (Gn. 3: 24; 6:5). Neles, toda a humanidade fez-se pecadora (Rm. 3:23). Logo, após a queda, seus filhos apresentaram ofertas ao Senhor; as de Abel foram aceitas, mas as de Caim, rejeitadas (Gn. 4:3-5). Isso levou Caim a matar seu irmão, protagonizando o primeiro homicídio da história. Estava inaugurada a violência sobre a face da terra. O ato de  Caim revela a natureza da humanidade, que agora arruinada pelo pecado, comete violência sobre violência (Sl. 14:1-3; Rm. 3:10-18). Apesar das políticas públicas contra a violência, as estatísticas envolvendo assassinatos, lesões corporais, estupros, etc, aumentam anualmente de forma assustadora.  
c) Violência um problema de todos – Há formas de violência que, embora não agridem fisicamente, são mental e emocionalmente destrutivas. São as torturas psicológicas e o assédio moral, ambos danosos as pessoas. (Sl. 73:21). Muitos de nossos irmãos sofrem perseguições no trabalho, na escola e no meio da própria família devido a sua postura moral e espiritual. A Igreja deve denunciar a violência através de ações. Nosso papel como igreja é auxiliar as vítimas a superarem os traumas provenientes de atos violentos. Devemos clamar a Deus para que a nossa cidade tenha paz e que os homens públicos cumpram o seu dever com ações preventivas contra a violência. (1 Tm. 2:1,2,8). A Igreja precisa acolher os que sofrem algum tipo de violência, oferecendo-lhes conforto espiritual, moral e emocional (Lc. 10:36,37).
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Você já foi vítima de alguma forma de violência? Saiba que Deus se importa com você. Ele o ajudará a superar os traumas e dará novo rumo para a sua vida. Não se desespere, nem se deixe vencer pela tristeza. Afinal, temos conosco, e em nós, o divino Consolador. Somente Ele pode transformar nosso pranto em riso.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Biblicas, CPAD, Comentarista Eliezer de Lira e Silva, 2012.