Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

181ª Semana - Salmo 37:25 - A Despensa Vazia

Buscar

Categorias

22

Set

181ª Semana - Salmo 37:25 - A Despensa Vazia

Texto Chave:

“Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”. Salmo 37:25

Objetivo da Lição:

Vamos aprender que mesmo em meio à escassez, cremos que o Senhor é poderoso para suprir, em glória, todas as nossas necessidades.  
 
Enfatizar:
 
a) Nosso estudo está na leitura de 2 Reis 4:1-7.Vamos estudar acerca do cuidado do Senhor para conosco e a disposição que devemos ter em cuidar e socorrer os necessitados. Ele multiplica nossos recursos, fazendo com que haja o bastante para todas as nossas carências básicas. Deus utiliza o que temos para alimentar os famintos.
b) Lutando contra o imprevisto – Viúva, sem sustento e perdendo os dois filhos como escravos. Uma situação desesperadora. Única solução ir buscar socorro junto ao homem de Deus – Eliseu. O que você faz quando o imprevisto bate a tua porta? A Bíblia não revela o valor da dívida, mas o saldo seria os dois filhos entregues como escravos para quitar a dívida. Isso mostra o cuidado que precisamos ter com nossa família, pois caso sobrevenha um imprevisto eles não sofrerão constrangimentos. Quando a mulher contou ao profeta sua real condição, ele encheu-se de compaixão e realiza o milagre da multiplicação do azeite. Deus tem sempre uma solução nos momentos de angustia (Sl. 50:15).
c) Deus age com o que você tem. A) a botija de azeite – quando o profeta perguntou o que ela tinha em casa recebeu como resposta que havia uma botija de azeite.  Essa pequena quantidade era insignificante, mas nas mãos do Senhor tornou-se muito. B) A farinha na panela (1 Rs. 17:8,9). Na pior seca da época, o profeta Elias foi enviado a casa de uma viúva para não morrer de fome. O plano era ajudar aquela viúva e quando ela preparou uma refeição, a última, para o profeta, ouviu as palavras do Senhor que a farinha da panela não iria acabar e o azeite da botija continuaria alimentando a ela e seu filho. C) Cinco pães e dois peixes (Jo. 6:9,10). Foi suficiente para alimentar uma grande multidão. O lanche oferecido pelo rapaz era o suficiente para Jesus fazer o milagre. Ainda sobraram doze cestos cheios de pedaços de pães. Mais uma vez vemos Deus multiplicando o pouco que temos.
d) No Velho Testamento encontramos a provisão divina em diversas passagens e no Novo Testamento além dos milagres, encontramos a disposição de homens e mulheres em ajudar uns aos outros, repartindo tudo o que possuíam (At. 4:32-37).O que os movia era o amor fraternal que Cristo ensinou em João 15:9-17.  
 
Ajuda para desenvolver a lição:

“Deus pode prover alimento para os seus filhos da maneira que Ele quiser, porém, convida-nos  a fazer parte dessa gloriosa missão que é socorrer  aqueles que passam por privações (Rm. 12:9-21).  Através da nossa vida, Deus deseja sustentar os necessitados. Não sejamos negligentes com a nossa nobre missão.
 
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eliezer de Lira e Silva, 2012.