Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

186ª Semana - Provérbios 14:30 - Inveja, um Grave Pecado

Buscar

Categorias

07

Nov

186ª Semana - Provérbios 14:30 - Inveja, um Grave Pecado

Texto Chave:

“O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos”. Provérbios 14:30
 
Objetivo da Lição:

Vamos aprender que o verdadeiro cristão não se deixa levar pela inveja e não age com maldade.       
 
Enfatizar:
 
a) Vamos tratar de dois graves pecados, que jamais deveriam ser encontrados na vida do cristão: a inveja e a maldade. A inveja leva à maldade e esta afasta o homem do seu Criador. Todo aquele que pratica a iniqüidade será julgado e condenado por Deus. Infelizmente muitos dos que afirmam servir ao Senhor praticam a maldade, e depois, hipocritamente, escondem-se atrás das máscaras  da mansidão e da humildade. Mas o Todo-Poderoso não se deixa enganar pelas aparências. No devido tempo, como na parábola do joio e do trigo, arrancá-los-à e os lançara no lago de fogo.     
b) A Inveja no principio do mundo – a) Inveja um sentimento maléfico: Inveja é o mesmo que cobiça; um sentimento de desgosto ocasionado pela felicidade do outro. Invejar é cobiçar e desejar o que a outra pessoa tem. Tal sentimento nasceu da frustrada tentativa de Satanás em apoderar-se dos atributos divinos (Is. 14:12-20). Lúcifer invejou o Senhor; queria ser maior que o Todo-Poderoso. 2) Maldade, uma ação maligna: a pessoa que pratica a maldade é naturalmente perversa e está sempre pronta a prejudicar e a ofender ao próximo. O Senhor abomina os iníquos de coração e os que tem prazer em praticar o mal (Pv. 11:20). 3) A inveja leva à maldade: Quem se deixa contaminar pela inveja, vive angustiado e planejando o mal de seu próximo. Aliás, a maldade é precedida pela inveja.  
c) A inveja e sua conseqüência: O homicídio cometido por Caim nasceu da inveja que nutria contra seu irmão Abel. (Gn. 4:1-16). Os irmãos de José encontraram uma maneira de afastar José da convivência diária por causa da inveja. (Gn. 37:4-11). Por isso acabaram praticando a maldade de vendê-lo como escravo.  O cristão fiel não pode ser dominado pela inveja, pois tal sentimento é pecado. A Bíblia ensina que devemos nos alegrar com os que se alegram (Rm. 12:15), mas o invejoso não consegue alegrar-se com o sucesso e o êxito dos outros. Quem nutre esse sentimento precisa mais do que depressa correr aos pés de Cristo e buscar perdão e a misericórdia. Se assim não proceder, não herdará a vida eterna.
d) Aquele que sinceramente serve a Deus não age com malicia ou com astúcia. A família cristã deve ser diferente e firmar-se como exemplo a ser seguido. Precisamos fazer a diferença no nosso lar, no trabalho e na Igreja. A maldade tem minado a fé de muitos. Quantas pessoas, alvos de calúnias e deslealdades não estão desviadas do caminho do Senhor? Vamos prestar conta de cada palavra proferida!
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Mesmo que voce esteja padecendo perseguições por parte dos falsos irmãos, prossiga fielmente, pois o Senhor reservou-lhe uma grande recompensa (2 Tm. 3:12; Gl. 2:4; 6:9; 1 Pd. 5:4 e Ap. 2:10). Deus é fiel e Justo!
 
SUGESTÕES: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eliezer de Lira e Silva, 2012.