Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

190ª Semana - Ef. 5:23 - O Líder da Igreja

Buscar

Categorias

07

Jan

190ª Semana - Ef. 5:23 - O Líder da Igreja

Texto Chave:

“Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o Salvador do corpo”. Ef. 5:23
 
Objetivo da Lição:

Precisamos aprender que devemos incondicionalmente dar a Jesus a real liderança nas nossas vidas, pois Ele é a cabeça da Igreja.
 
Enfatizar:
 
a) A Igreja distingue-se de modo singular de qualquer outra entidade que possa haver no mundo, porque só ela tem como o seu verdadeiro líder o próprio Jesus Cristo. A Bíblia diz que Deus o constituiu CABEÇA DA IGREJA (Ef. 1:22,23). Importa saber qual de fato é o sentido desta palavra. Ela faz parte do padrão divino para a Igreja e deve ser posta em prática.  
b) Jesus é o líder da Igreja, porque Ele mesmo é a razão da sua existência – Jesus deu a sua vida pelos pecadores (1 Pd. 3:18). Para lhes ganhar uma eterna salvação (Hb. 5:9). Ele foi elevado sobre a terra, e atraiu os pecadores a si (Jo. 12:32), por isso a Bíblia diz que a Igreja foi comprada por um bom preço (1 Co. 6:20), com o seu precioso sangue (At. 20:28). Jesus morreu para reunir em um corpo (Igreja) os que estavam dispersos (Jo. 11:52).  Ele é, portanto, aquele que reúne os dispersos, formando um organismo no qual os membros têm e mantém a sua vida espiritual, através do seu contato pessoal com Jesus. (Jo. 15: 3-4). Quando Jesus ressuscitou dos mortos, Deus o elevou soberanamente (Fp. 2:9) e lhe restaurou a glória que possuía antes que o mundo existisse (Jo. 17:5).
c) Jesus, a cabeça da Igreja, tem o direito de tem o direito de ser o primeiro (Sl. 29:1-11). Paulo exortou aos cristãos em Colossos a darem a Jesus, como a cabeça do corpo a preeminência em tudo (Cl. 1:18). O Espírito Santo opera, levando o cristão a uma sujeição integral a Jesus (2 Co. 8:1-5). A Igreja deve ter como seu alvo principal o cumprimento integral da vontade de Jesus (Rm. 11:36). Todo cristão é levado pelo Espírito Santo a reconhecer a Jesus como o seu Senhor (Rm. 14:9) e a Ele sujeitar-se.  
d) Tudo que Jesus é, Ele o é em nosso favor (1 Co. 1:30).  O Salmo 133 é uma revelação profética das bênçãos que Jesus – a cabeça da Igreja – enviaria a seu corpo ( Igreja). 
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Se tivermos ligados a Jesus, somos participantes da sua unção, das bênçãos que Ele tem. O Corpo de Cristo é participante da vitória da cabeça. Quando nos o consideramos como a cabeça, como o nosso Líder, então, nos tornamos participantes da sua vitória. 1 Co. 15:57.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições bíblicas da CPAD. Eurico Bergstén. (1978)