Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

194ª Semana - 1 Ts. 1:9 - Cada Membro da Igreja tem a sua Função

Buscar

Categorias

07

Jan

194ª Semana - 1 Ts. 1:9 - Cada Membro da Igreja tem a sua Função

Texto Chave:

“...como dos ídolos vos convertestes a Deus para servir o Deus vivo e verdadeiro”. 1 Ts. 1:9
 
Objetivo da Lição:

Entender que cada cristão recebeu de Deus um ou mais talentos para servir na Igreja, e precisa orar para saber como deve fazê-lo.     
 
Enfatizar:
 
a) Na Igreja primitiva, cada cristão era um membro ativo – através de vários exemplos bíblicos podemos provar que, no tempo da Igreja primitiva, o Espírito Santo operava de tal modo entre os cristãos que eles, de uma maneira espontânea, tornaram-se cooperadores, tomando parte na divulgação do Evangelho. O Espírito Santo que haviam recebido operava neles conforme a sua finalidade, usando-os como testemunhas, At. 1:8. Quando ocorreu a perseguição na Igreja de Jerusalém, os cristãos foram dispersos e anunciavam o Evangelho por todos os cantos (At.8:4). Foi por meio dos novos convertidos da Igreja de Tessalônica que a palavra de Deus soou não somente em Macedônea e Acaia, mas também se espalhou por toda parte, (1 Ts. 1:8).   O apóstolo Paulo agradeceu aos novos convertidos de Filipos e pediu para que continuassem com o mesmo animo. (Fp. 1:27).
b) A Bíblia diz que cada cristão é um sacerdote – Ap. 1:5,6. Ele nos fez reis, para que “reinássemos em vida por Jesus Cristo (Rm.5:17). Ele nos fez sacerdotes para que “anunciemos as virtudes daquele que nos chamou” (1Pd. 2:5,9). Portanto, todos os que nasceram de novo tornaram-se sacerdotes.  Todos os que são libertos do pecado são feitos servos de Deus (Rm. 6:18,22). Conforme a Palavra de Deus, cada um dos salvos recebeu do Senhor seus talentos para usar na obra do Reino de Deus (Mt. 25:14; Lc. 19:13). Portanto não existe cristão algum que não tenha recebido um ou mais talentos de Deus.  (1 Pd. 4:10).
c) O Espírito Santo ajuda o cristão a cumprir a vontade de Deus com a sua vida – Ele coloca no coração do cristão a certeza de que é salvo para servir 1 Co. 9:16. O Espírito Santo desperta o cristão para não viver mais para si (2 Co. 5:15) e pelo batismo com o Espírito Santo o cristão fica revestido de poder Lc. 24:49.
d) Jesus quer fazer de cada cristão um ganhador de almas – Mt. 4:19. Comece no seu lar, ganhe seus amigos, vizinhos, colegas de trabalho ou escola. Ocupe o seu lugar no grande trabalho de Igreja de Cristo. O Trabalho no Reino de Deus é de equipe e há muitas vagas disponíveis. As vezes não há maior eficiência no trabalho por falta de “servos” que desejem servir a Deus na Igreja. A Igreja vai cumprir o seu papel aqui na terra, quando você começar a fazer aquilo que Deus determinou para sua vida.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

“Bem aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim”. Mt. 24:46. Vamos como Igreja fazer a diferença em nossa cidade!
  
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.