Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

200ª Semana - Rm. 15:13 - A Esperança Eterna

Buscar

Categorias

04

Mar

200ª Semana - Rm. 15:13 - A Esperança Eterna

Texto Chave:

“Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na crença para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo”. Rm. 15:13
 
Objetivo da Lição:

Aquele que espera a vinda de Jesus é sempre incentivado a guardar as suas vestes brancas e a sua lâmpada acesa.
 
Enfatizar:
 
a) A Igreja primitiva possuía de modo bem vivo a esperança eterna. Muitos pioneiros da igreja em Jerusalém haviam ouvido Jesus falar sobre a sua vinda. (Mt. 24 e 25). Na ascensão os apóstolos haviam ouvido dos anjos. At. 1:9-11. Certamente isto foi uma coisa que jamais podiam apagar da sua memória. O Espírito Santo que operava na igreja, também lhes anunciava o que havia de vir Jo. 16:13 e confirmava nos seus corações esta esperança. Assim a Igreja em Jerusalém estava ciente dos últimos acontecimentos. Sabiam que Jesus após arrebatar a sua Igreja, e depois da grande aflição, que virá sobre o mundo logo após o arrebatamento, voltará com a sua igreja glorificada para restauração de todas as coisas (At. 3:20-26).
b) A igreja de hoje vive num tempo em que o arrebatamento pode ocorrer a qualquer momento. Os sinais dos tempos estão proclamando de modo uníssono: “A vinda de Jesus é iminente”. A Igreja pode ver o testemunho da figueira que já está com os seus ramos tenros, e com as suas folhas brotando. (Mt. 24:32.).  
c) Quem não tiver a sua esperança renovada, sofrerá grande prejuízo. O inimigo atacará a esperança do cristão. Nos últimos tempos aparecerão escarnecedores que dirão: “onde está a promessa da sua vinda?” (2 Pd. 3:4).  Jesus fez uma advertência sobre os perigos dos últimos dias. Lc. 21:34. Os cuidados da vida podem vir a carregar o coração e então a vida espiritual corre perigo. No trono do nosso coração, só cabe um – JESUS. Se outra coisa vier ocupar esse trono, as coisas de Deus começarão a ser colocadas de lado.
d) Uma das operações do Espírito Santo na igreja é de vivificar a esperança. Foi  
Ele que inspirou a palavra profética em 2 Pd. 1:2. Sendo Deus, Ele sabe o dia da vinda de Jesus (Mc. 13:32). Ele nos desperta dizendo: “é já hora de despertamos do sono porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”. Rm. 13.11. A esperança nos traz uma alegria maravilhosa, pois Jesus fica em primeiro lugar na nossa vida e nada neste mundo poderá nos perturbar. Por isso temos a consolação na hora da tristeza. A esperança nos ajuda a lutar contra os ataques do inimigo e nos incentiva para sempre estarmos preparados para o arrebatamento.
Ajuda para desenvolver a lição – Um dia a Igreja alcançará a sua esperança. Este dia está próximo. E quando Jesus vier, a nossa esperança , que tanto nos ajudou e alegrou, terá findado sua missão. A Igreja do Senhor espera esse momento e clama: Ora vem Senhor Jesus!!!
  
SUGESTÕES:

(Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.