Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

205ª Semana - Salmo 71:1 - A Importância de Confiar em Deus

Buscar

Categorias

04

Abr

205ª Semana - Salmo 71:1 - A Importância de Confiar em Deus

Texto Chave:

“Em Tí, Senhor, confio; nunca seja eu confundido”. Salmo 71:1

Objetivo da Lição:

Jamais alguém perseverou em confiar em Deus e ficou confuso e desiludido, pois a fé ele sempre honrará e suas promessas são infalíveis.  
 
Enfatizar:
 
a)  Porque confiar em Deus – O salmista alinha duas razões muito especiais por que devemos confiar no Senhor: 1) Deus é a nossa luz (Sl. 27:1a). É muito vasto o ensino bíblico sobre a atuação de Deus entre os homens comparada à luz. Ele é comparado ao sol (Sl. 84:11) e é mencionado como a luz perpétua (Is. 60:20). 2) Deus é nossa salvação – (Sl. 27:1b). É mensagem central da Bíblia a doutrina da salvação unicamente vinda da parte de Deus. Não somos salvos por merecimento, por obras, por boa vontade ou por esforço. Somos salvos por um ato de misericórdia e por um ato de justiça vindos da parte de Deus. Deus nos amou, sendo nós pecadores e nos salvou, punindo o nosso pecado na pessoa de seu Filho. Por isso a Bíblia expressa que a salvação vem do Senhor (Sl. 37:39).
b) Quando confiamos em Deus ele nos atende – sempre que oramos, estamos expressando os profundos anelos do nosso coração. Os anelos do cristão sempre se relacionam com a Pessoa, a Casa ou a Obra do Senhor. Podemos observar dois anseios de profunda significação espiritual: 1) Habitar na Casa do Senhor (Sl. 27:4a). Casa do Senhor significa o lugar que o homem separa para adorar a Deus, esperando ali a manifestação de sua glória. 2) Contemplar a formosura do Senhor (Sl. 27:4b)Não se trata de procurarmos vê-lo literalmente, com os olhos humanos, mas de alcançarmos uma visão espiritual para sermos revestidos de sua glória e banhados por seu poder. Muitos vão ao templo somente para tratar de negócios, compra e venda, censurar, observar o comportamento dos outros irmãos, investigar fatos seculares e outros propósitos. Devemos ir ao culto no alto propósito de ver a formosura do Senhor.     
c) Quando confiamos em Deus Ele nos concede privilégios (Sl. 27:5).  No dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão. A Bíblia admite que haverá o dia da adversidade. Jesus ensinou que no mundo teremos tribulações. (Jo. 16:33). Muitos pensam que, quando uma pessoa aceita a Jesus está totalmente isenta de dificuldades e problemas e nunca sofrerá. O ensino Bíblico é diferente. O que o Senhor promete é o privilégio de virmos a ser escondidos pelo Senhor. Há um lugar secreto do Senhor onde Ele guarda o seu povo. Ali o maligno não lhe tocará (Sl. 31:20; Jo. 10:28).
d) Quando confiamos em Deus temos segurança completa. Confiar em Deus é uma atitude espiritual definida. Não meramente uma confiança morta, mas uma consciente submissão a Deus e à Sua palavra. Isto envolve uma obediência integral. Quando descobrimos que a obediência à Palavra de Deus é a chave para alcançarmos as bênçãos nela prometida, então temos dado um passo para a apropriação de direitos espirituais da alta significação.  
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Deus ouve as nossas orações. A Bíblia recomenda que oramos sem cessar. Na oração está a nossa vitória, assim como na Palavra está nosso sustento. Pessoas que oram são pessoas que triunfam! Por isso quando confiamos em Deus temos fé e fortaleza, não vos assusteis e nem vos perturbeis. Cristo Vive!   Viveremos com Ele! Seremos fortalecidos para sempre no Senhor e na força do seu poder.
  
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.