Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

207ª Semana - Salmo 33:22 - As eternas grandezas de Deus

Buscar

Categorias

12

Mai

207ª Semana - Salmo 33:22 - As eternas grandezas de Deus

Texto Chave:

“Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos” Salmo 33:22
 
Objetivo da Lição:

O aluno deverá compreender que a eternidade de Deus enche de gozo o cristão fiel que aspira por sua habitação celestial, mas fez tremer o ímpio que despreza a salvação em Jesus Cristo.   
 
Enfatizar:
 
a)  A Bíblia é por excelência, a revelação de Deus. Ela própria não se preocupa com as provas da existência de Deus. Para ela é um fato natural que dispensa argumentação. Ao invés de se ler em Gênesis 1:1: “Deus existe”, lê-se “Deus criou!”. Deus é Espírito, Auto-existente; imutável; Santo; Onipotente; Onipresente; Onisciente. Salmo 90:2 lemos que Deus é anterior aos montes, à terra e ao mundo. Ele simplesmente é Deus de eternidade a eternidade. Nossa vida é minúscula célula neste gigantesco corpo que é a eternidade.
b) Para nós, habitantes deste planeta, contemporâneo das explosões nucleares, testemunhas da ação do poder atômico, do poder político, poder negro, poder da riqueza, poder jovem, etc... é alentador saber que está em Deus a fonte do poder espiritual e que a seu filho Jesus tem sido dado todo o poder no Céu e na terra. (Mt. 28:18). Temos o poder criador de Deus (Sl. 90:2), onde o salmista refere-se a algumas obras feitas por Deus: os altos montes, a imensa terra, o mundo habitado. Hoje existe uma falsamente chamada ciência (1 Tm. 6:20), que se insurge contra o postulado bíblico, ousando negar as assertivas das Escrituras, segundo as quais Deus é o Supremo Arquiteto e Criador do Universo.   Temos ainda o Deus destruidor. Também repousa nas mãos do Criador o poder de destruir. Embora Satanás seja oficialmente o destruidor (Jo.10:10), Moisés no salmo 90:3 reconhece o poder destruidor de que Deus pode lançar mão, quando se fizer justiça.  “Tu reduzes o homem à destruição”. Também temos o Deus preservador. Noé foi salvo do dilúvio; Isaque não chegou a ser imolado. Moises teve saúde, paciência e indumentária para 40 anos no deserto. Pelas marcas do poder preservador de Deus, temos sido guardados, e assim temos escapado da grande condenação, da grande ira de Deus.
c) A sabedoria de Deus -  A sabedoria de Deus é mencionada como um dos atributos inerentes de Deus. Deus é essencialmente sábio. No salmo 90 há os seguintes pontos a destacar, relacionados com a sabedoria de Deus: 1) Sabedoria na obra da criação (90:2). A criação do mundo é um ato de sabedoria de Deus. Isto nunca poderia ser obra do acaso. (Sl. 136:5; Pv. 3:9; Jr. 10:12). 2) Sabedoria no conhecimento da natureza humana (90:8). Ele sabe, conhece tudo. Nossas faltas e fraquezas  não lhe são ocultas: estão diante dele. (Hb. 4:13). 3) Sabedoria em ocultar-nos segredos (90:11). Deus quis fazer segredo do seu potencial de ira, graças a ele. Ao invés da ira, enviou-nos Jesus, revelação perfeita da graça de Deus (Tito 2:11).
d) A misericórdia aplaca a ira (90:13).  Nosso coração se alegra com a misericórdia de Deus (90:14). Onde reina o amor, triunfa o gozo.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Cada cristão deve procurar descobrir o segredo para receber a glória de Deus, pois o salmista orou: “apareça tua glória sobre teus filhos” (90:16).
  
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
 
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.