Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

208ª Semana - Sl. 91:2 - Segurança completa em Deus

Buscar

Categorias

12

Mai

208ª Semana - Sl. 91:2 - Segurança completa em Deus

Texto Chave:

“Direi do Senhor: ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei”. Sl. 91:2
 
Objetivo da Lição:

Precisamos entender que nada deste mundo oferece garantia, proteção e imunidade permanentes contra o mal, mas o que se abriga em Deus está seguro e sem temor, pois com Ele está o poder maior.    
 
Enfatizar:
 
a)  O Salmo 91 é o hino de confiança do cristão em Deus. São inúmeras as promessas. São milhares os que se previnem contra as adversidades, perigos e ciladas do inimigo confiando nas promessas divinas deste Salmo. Podemos aprender que o inimigo está sempre a tramar contra os santos do Senhor, mas a providencia divina neutraliza toda astúcia e poder do mal. Podemos verificar as palavras que o salmista utiliza para descrever os atos de Deus em relação ao seu povo: O Senhor livra (v.3); O Senhor cobre (v.4); O Senhor guarda (v.11); O Senhor sustenta (v.12); O Senhor ama (v.14); O Senhor livra (v. 14); O Senhor salva (v.16). Todo cristão pode sentir-se seguro e estar convicto de que o plano de Deus o envolve e é a causa de suas constantes vitórias.
b) Salmo 91:1-5 : 1)Descanso completo –  Aqui aprendemos que as promessas de Deus envolvem garantia de descanso absoluto, em lugar seguro, à hora que desejamos. 2) O lugar de descanso – à sombra do Onipotente (v.1).  Quantas vezes temos procurado um lugar certo para descanso de nosso corpo abatido e de nossas almas aflitas e não temos encontrado. O lugar certo é à sombra do Onipotente. 3) O segredo do descanso – aquele que habita. Esta não é uma palavra particular para ministros do Evangelho. É para todos os fiéis filhos e filhas de Deus. Todos podem desfrutar desse descanso. (Mt. 11:28).
c) Fortaleza completa: 1) Reconhecendo a fortaleza – “direi do Senhor”. Não pode o verdadeiro cristão viver de teorias e filosofias, mas da legítima experiência com Cristo. 2) apropriando-se da fortaleza – O salmista falava de Deus como sua própria fortaleza. Deus é nosso Pai, amigo, mestre, Rei, fortaleza e esperança.  
d)  Sl. 91:9-14. Temos livramento completo: do laço do passarinheiro, da peste perniciosa. Ele nos livrará e glorificará.
e) Sl. 91:11-16. Temos proteção e vitória completas. Cobrirá com as suas penas, debaixo de suas asas estaremos seguro, não seremos atingidos, pisaremos o leão e a áspide.
f) Temos a salvação completa e é uma dádiva do Pai. Jesus Cristo é o agente supremo de nossa salvação.  
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Pecadores perdidos não salvarão pecadores perdidos. Homens caídos não podem ser regenerados pelo poder dos anjos. A salvação vem da parte de Deus. Ele diz: “a minha salvação”. Somente de posse desta salvação estaremos aptos a ir ao céu. Regozijemo-nos e alegremo-nos por uma tão grande salvação (Hb. 2:3).  
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.