Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

209ª Semana - Sl. 107:1 - A Suprema Bondade de Deus

Buscar

Categorias

12

Mai

209ª Semana - Sl. 107:1 - A Suprema Bondade de Deus

Texto Chave:

“Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade é para sempre”. Sl. 107:1
 
Objetivo da Lição:
 
Entender que a bondade de Deus se revela  nos seus atos de amor, graça e salvação para com a humanidade.  
 
Enfatizar:
 
a)  O Salmo 107 é modelo de verdadeira devoção a Deus. É um dos Salmos preferidos  pelos marinheiros que cruzarem os mares (versos 23-31). Espiritualmente, singramos  o mar da vida, nem sempre na bonança. Os versos 23 e 24 afirmam que aqueles que navegam em “grandes águas” vêem as obras do Senhor e as suas maravilhas. Não fiquemos apenas velejando em mar costeiro. Há experiências maiores nas “grandes águas”, isto é em alto mar com Deus. Surgem temporais de provações e apertos que não ocorrem em mar territorial, mas pode ser aí a ocasião de vermos as maravilhas de Deus. O Salmo mostra a bondade de Deus para com os escravos e prisioneiros do pecado e do mal (versos 9-14); para com os fracos, doente e aflitos de coração (versos 16-20); para com os viajantes que se destinam a Sião na peregrinação através do revolto mar da vida (Versos 23-30); para com os pobres e igualmente os ricos (versos 36-41). A todos, Deus, na sua bondade, quer conduzir por “caminho direito”. (verso 7).
b) Este Salmo projeta a bondade de Deus em uma dimensão universal e tem sido a diretriz segura de milhões de viajantes, prisioneiros e enfermos que necessitam de uma revelação específica do cuidado pessoal e paternal do Todo Poderoso. A bondade de Deus é um tema que enche toda a Bíblia. É uma bondade que lhe é inerente, que é imparcial, que é soberana e que é providente. Essa bondade deve ser motivo de nosso louvor (Sl. 136:1).
c) Temos nesse Salmo a Bondade Salvadora de Deus, a Bondade Supridora de Deus; a Bondade Curadora de Deus; a Bondade acolhedora de Deus e a Bondade Alimentadora de Deus.
d)  A Bondade salvadora de Deus resulta de sua natureza interior (Sl. 25:8), e revela-se em sua obra (Gn. 1:1-31). A vinda de Jesus ao mundo foi a revelação suprema da bondade de Deus (Jo. 3:16). A Bondade Supridora de Deus resulta de sua alta suficiência. Deus é um ser espiritual, incriado, todo poderoso e não tem necessidade alguma por ser completo e perfeito em si mesmo. O homem é apenas criatura e por isso padece muitas necessidades. A Bondade curadora de Deus atua porque o pecado é o responsável pelas enfermidades no mundo e Deus tem dado inteligência aos médicos. A Bondade acolhedora de Deus. Desde o principio os homens tem viajado. Adão foi um peregrino após a queda e tem sido assim toda a raça humana. Deus promete segurança, paz e proteção aos viajantes nesse mundo. A Bondade alimentadora de Deus atua enquanto a humanidade sofre uma das maiores e mais cruéis ameaças que é a fome.  
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Os ímpios tomam conhecimento da bondade de Deus, ouve falar de sua grandeza e fecha a sua boca (verso 42). Isso porque é ingrato e mau. Fechar a boca significa não ter expressão de louvor nem uma mensagem de comunicação a outras pessoas daquilo que se tem recebido. A Bíblia recomenda que contemos as maravilhas do Senhor! (Sl. 91:1-4).   
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.