Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

212ª Semana - Sl. 150:6 - O Perfeito Louvor

Buscar

Categorias

14

Jul

212ª Semana - Sl. 150:6 - O Perfeito Louvor

Texto Chave: 

“Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor” Sl. 150:6
 
Objetivo da Lição:

Aprender que Deus habita entre os louvores do seu povo,por isso devemos sempre louvá-lo com a nossa expressão de gratidão e adoração.
 
Enfatizar:
 
a) Um dos privilégios e deleites da alma remida é o de louvar o seu Redentor, exprimindo assim seu regozijo e gratidão. Esse louvor para ser aceito deve estar ungido e permeado da Palavra de Deus, seja como seu tema e sua inspiração, seja como norma de vida do adorador. Esse louvor deve ser bem executado (Sl. 33:3), apresentado com inteligência (Sl. 47:7) e não apenas com o coração. Como estamos vivendo em tempos perigosos em que o louvor e a música na Igreja estão em xeque, precisamos tomar muito cuidado que tipo de adoração estamos prestando ao Senhor.
b) O Espírito de Louvor – Uma característica proeminente do cristianismo é o louvor.  O nascimento de Jesus ensejou aos homens a feliz oportunidade de receberem a dádiva suprema de Deus –o nosso Redentor –e assim, poderem encontrar o caminho de volta ao paraíso perdido, à plena comunhão com Deus. A) O Espírito de Louvor no Céu – Pela Bíblia nos é informado de como existe um ambiente festivo no céu. Ali se adora a Deus permanentemente, Hinos são entoados. Cânticos são harmoniosamente oferecidos à Trindade e todos se rejubilam diante do Cordeiro que vive para sempre (Ap. 5:9; 15:3). B) O Espírito de louvor na Igreja – Somos exortados a entoar um cântico novo (Sl. 96:1; 98:1; l49:1; Is. 42:10); um cântico ao Senhor (Cl.3:16; :Êx. 15:1); um cântico com o  espírito e com o entendimento( 1 Co. 14:15). A Igreja exalta ao Senhor pela redenção, pela preservação e pela provisão que encontra na Pessoa de Cristo (Sl. 100:1,4).  C) O Espírito de louvor no cristão – Cada cristão é um cantor na Igreja de Cristo. O cristão canta quando está tudo bem e canta quando está em dificuldades. (Ct. 2:12. At. 16:25). Enquanto comemoramos uma vez mais o nascimento de Jesus Cristo, vamos cantar: “Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens”. Lc. 2:14.
c)  A Bíblia é o livro das coisas novas. Em suas páginas lemos da nova criatura, novos céus e nova terra, nova Jerusalém e também de um novo cântico. È a voz das almas resgatadas que penetram numa nova esfera de ação – o Reino de Deus. Devemos ter em mente as principais características de louvor do verdadeiro cristão: 1) Um cântico novo – Por que novo? Porque em nada se parece com o cântico de hoje. Novo porque nos foi concedido com a experiência da salvação. Novo porque pertence ao homem novo, gerado pela Palavra de Deus. Novo porque veio de Deus e é sempre renovado pelo seu Espírito. E enquanto estivermos neste mundo, o cântico da Igreja será sempre um cântico novo, um cântico que nunca envelhecerá.  2) Um cântico espiritual – O cântico do cristão não exprime as emoções ou as paixões da carne. O cântico do cristão não exalta a beleza ou a estética humana. O cântico do cristão é o cântico da alma, cântico do espírito, que se volta para cima, para o trono de Deus. 3) Um cântico permanente – Nunca deve faltar em nossos lábios a expressão de nosso louvor para com o criador. Se nossa alegria é permanente, deve de igual modo ser permanente o nosso cântico.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Apenas começamos a adorar a Deus aqui na terra, porque na verdade haveremos de louvá-lo por toda a eternidade. Estamos desejosos de que assim seja? Na Igreja de Cristo todos devem ser cantores, todos devem enviar ao trono da graça os seus louvores.  Que Deus derrame abundantemente sobre a sua amada Igreja o espírito de louvor para exaltar a Deus, até que Cristo volte.
 
SUGESTÕES:

(Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.