Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

218ª Semana - I Ts. 5:21 - O Cristão e o planejamento familiar

Buscar

Categorias

21

Jul

218ª Semana - I Ts. 5:21 - O Cristão e o planejamento familiar

Texto Chave:

“Examinai tudo. Redente o bem” I Ts. 5:21
 
Objetivo da Lição:

Para o cristão, ter ou não ter filhos, não é apenas um a questão biológica, mas uma decisão que envolve fé, amor e obediência aos princípios de Deus para a família.    
 
Enfatizar:
 
a) Há opiniões radicais dos que se opõem tenazmente a qualquer método ou tipo de limitação de filhos por um casal cristão. De outro lado, há os liberalistas temerários, que não vêem qualquer restrição ética concernente ao dito assunto. Os moderados procuram com humildade e temor de Deus aprender a discernir o certo e o errado sobre o assunto pela Bíblia e a busca da vontade específica do Senhor.
b) 1) Controle de natalidade – “è o conjunto de medidas limitadoras, de emergência, incluindo legislações específicas, que o governo de um determinado país adota para atingir metas demográficas restritivas, consideradas indispensáveis ao desenvolvimento sócio-econômico. Isso ocorre, por exemplo, na China e na Índia, onde a população é excessiva em relação aos recursos econômicos”. 2) Planejamento Familiar – é o exercício da paternidade responsável, e a utilização voluntária e consciente por parte do casal, do instrumento necessário  ao planejamento do numero de filhos e espaçamento entre uma gestação e outra.
c) Visão Geral à luz da Bíblia – 1) Determinação divina (Gn. 1:26-28).  Deus criou o homem de modo especial. E deu o primeiro mandamento ao homem.Deus não deu um multiplicador. Logo, ter um filho ou dois já é multiplicação. 2) No Antigo Testamento filhos é uma benção de Deus, algo sagrado. Não ter filhos era sinal de infelicidade (Gn 30:1,23). Ter família numerosa era sinal de benção. (1 Sm. 2:21). Filhos eram considerados presentes ou prêmios da parte do Senhor(Sl. 127:3). 3) No Novo Testamento a natalidade enaltecia. (Lc. 1:28;). Ter filhos também é uma benção de Deus (Lc. 1:14).  
d) No Novo Testamento não há referencia expressa a ter ou não muitos filhos.  Para ter filhos, cremos que o casal deve orar muito, para que nasçam debaixo da benção de Deus. E, para não tê-los, deve orar muito mais, para não contrariar a vontade de Deus. Devem ser considerados os fatores de saúde, alimentação e educação (espiritual e secular), pois não é justo que se tragam filhos ao mundo para vê-los subnutridos, mal educados e mal cuidados. Isso não é amor. Não gerar filhos  só porque a mãe não quer perder a esbelteza do corpo (por vaidade), porque a vida esta difícil ou porque o casal não quer ter muito trabalho, deve ter um encontro real com Cristo. Quem pensa em casar, deve antes preparar-se para isso, em todo o sentido.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Filhos são benção do Senhor e não devem ser evitados por razões egoísticas. A limitação de filhos por vaidade é pecado, mas por necessidade que cause algum risco de vida,cremos ser moralmente justificável.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Elinaldo Renovato, 2002.