Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

222ª Semana - 1 Sm. 2:6 - O Cristão, a Eutanásia e o Suicídio

Buscar

Categorias

12

Ago

222ª Semana - 1 Sm. 2:6 - O Cristão, a Eutanásia e o Suicídio

Texto Chave:

“O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela”. (1 Sm. 2:6).   
 
Objetivo da Lição:

Aprender que o término da vida provocado pelo homem, não deve basear-se em raciocínio, filosofias e justificativas puramente humanas, mas nas Escrituras.
 
Enfatizar:
 
a) Um cristão está na UTI, e os médicos concluem que não há mais solução para a doença. Todos os esforços serão inúteis. O que fazer? Continuar com o tratamento custoso? Desligar os aparelhos? Muitos têm recorrido ao suicídio, como se fosse uma porta de emergência para escapar da dor. O que podemos dizer como cristão acerca disso?
b)O Cristão e a  Eutanásia -  A palavra “eutanásia” vem de dois termos gregos: EU, com significado de “boa” e THÁNATOS, que significa “morte”. Do que resulta o termo eutanásia, sugerindo a idéia de “boa morte”. Tal conceito é aplicado aos casos em que o médico, usando meios a seu dispor, leva o paciente à “morte misericordiosa”, pondo fim ao seu sofrimento. Muitas vezes acontece a pedido do paciente ou de familiares. Tudo isso para evitar o sofrimento com pacientes desenganados, com moléstias prolongadas tais como câncer, AIDS e outras. O posicionamento bíblico diz: Não matarás (Êx. 20:13). Se reconhece que a eutanásia é um crime conta a vontade de Deus, expressa no decálogo, e contra o direito de vida de todos os seres humanos. A vida de uma pessoa não lhe pertence. Recebeu-a para administrar  e deve fazê-lo como bom administrador ou mordomo, a fim de , no futuro, prestar contas ao seu legítimo dono, Deus. E se Deus quiser realizar um milagre?  A fé passa por cima de todas as impossibilidades. (Hb. 11:1,2). Matar por misericórdia, mesmo com consentimento de quem está sofrendo, não é moralmente correto, e tal pedido equivale ao suicídio. A vida é santa em si e em sua finalidade.  Somente Deus pode e tem o direito de dar a vida e tornar a tirá-la.  O nosso dever é aliviar o sofrimento das pessoas por outros métodos e não tirando-lhes a vida.  
c) O Cristão e o Suicídio – Nas escrituras encontramos o registro de alguns casos de suicídio.  Em todos eles, veos que seus protagonistas foram pessoas que deixaram de lado a voz do Senhor, e desobedeceram à Sua Palavra: 1) Saul (1 Sm. 28:1-19; 31:1-4; 1 Cr. 10:13,14). Rei fracassado que deixou o Senhor e foi em busca de uma médium espírita. 2) Aitofel (2 Sm. 17:23), Conselheiro orgulhoso de Absalão que se matou por ver que sua palavra fora suplantada por outro. 3) Zinri (1 Rs. 16:18,19), Rei sem qualquer temos de Deus, que usurpou o trono por traição e matança. 4) Judas. Após trair Jesus foi dominado por um profundo remorso e foi-se enforcar. A posição do cristão é que a vida é sagrada e somente Deus pode dar e tirar. Deus sabe a hora em que a vida humana deve cessar, e Ele é o soberano de toda a existência.
d) A pena de morte nas epístolas – Esperamos que estes subsídios contribuam para uma reflexão mais aprofundada dos assuntos estudados, na busca de respostas mais consistentes em relação aos problemas éticos que são verdadeiros desafios á Igreja do Senhor.  
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A respaldo bíblico para a pena de morte, não como regra, mas como exceção. Devida às suas falhas, erros, fraquezas e também leniência (por opção, por decisão nacional, por consenso, etc), o sistema judicial de várias nações evita a pena capital e, arbitra então pela perda da liberdade do delinqüente – a prisão temporária. (Ec. 8:11).
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Elinaldo Renovato, 2002.