Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

280ª Semana – Tribulações e Perseguições

Buscar

Categorias

15

Out

280ª Semana – Tribulações e Perseguições

TEXTO CHAVE: “Muitas são as aflições do justo, mas o senhor o livra de todas”. Salmo 34:19

OBJETIVO DA LIÇÃO: Entender que a tribulação traz benefícios à vida espiritual do cristão e compreender que Deus não consente tribulação maior do que se pode aguentar.

PONTOS A ENFATIZAR
A)  Consideradas normalmente sob o ponto de vista de seres humanos, toda tribulação e toda perseguição tornam-se incômodas e desconfortáveis. Porém, avaliadas espiritualmente, podem prestar-nos uma grande ajuda, gerando paciência, humildade, experiência, santidade e temor ao Senhor.  
B) As tribulações descritas no Salmo 107. Não podemos achar que o sofrimento humano acontece por acaso (Ec. 3:1). Existe uma série de atitudes inerentes ao próprio ser humano, comportamentos externados pela sociedade, uma luta espiritual, pecados e abalos da própria natureza, entre outras causas, que podem nos conduzir a tribulações. Assim é, que, se não cuido da minha saúde adequadamente ou da minha alimentação, estarei sujeito a ter problemas – as doenças são uma forma de tribulação. Se nos afastarmos do Senhor em pecado, também estaremos sujeitos ao sofrimento, até mesmo como forma de correção da parte de Deus (Hb. 12:6), ou como juízo de Deus para manifestar seu caráter santo (Lv. 26:14-39). O Salmo 107 aborda diversas situações e é direcionado aos filhos de Deus e não aos ímpios. 1) Atribulados por falta de direção,2) Atribulados por desprezar a Palavra de Deus; 3) atribulados porque cometeram iniquidades; 4) Atribulados pelas catástrofes da natureza e 5) atribulados por necessidades básicas.
C) Como agir diante das tribulações – se as tribulações surgirem, nada adiantará nos lamentarmos, entrarmos em depressão ou nos isolarmos. Essa é a hora em que devemos apelar para ajuda e intercessão dos irmãos e nos prostramos diante de Deus, suplicando por livramento (Sl. 46:1).  1) Crer que Deus agirá para sairmos da tribulação- A fé é um dos mais importantes sentimentos que podem ser desenvolvidos pelo cristão. a) Serenidade – a paz de que Paulo trata em Romanos 5:1 é muito mais do que uma paz mental ou um pensamento positivo. b) Estabilidade – Rm. 5:2ª. Isso significa que, mesmo na luta, a graça e o amor de Deus não se afastam de nós. c) Segurança – a última parte do versículo 2 diz: “e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”. Essa é a garantia de que não importa o que possa nos acontecer, temos uma confiança inabalável de que um dia estaremos em Sua presença. 2) aprofundar-se na Palavra de Deus; 3) Ter paciência 3 4) Glorificar a Deus.
D) Resultados produzidos pelas tribulações – a tribulação não acontece sem que haja um propósito para nossa vida. Quando Deus permite que ocorram problemas, há um objetivo maior nisso. 1) Humildade; 2) Busca por Deus; 3) Revigoração da fé. 4) aperfeiçoamento do caráter cristão; 5) Novas atitudes e 6) O pesa de glória.

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:  as tribulações e perseguições se constituem em real perigo para a Igreja. O cristão que não está preparado pode naufragar e perder a sua fé. Mas, por outro lado, Deus estará sempre pronto a entrar em ação e produzir meios sobrenaturais para nos livrar delas.  

Sugestões: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1 – Ouça um louvor
2 – Oração Inicial
3 – Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante
4 – Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Lição Biblica da CPAD do 4ª Trimestre de 2007. Geremias do Couto.