Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

283ª Semana – Contaminação com o Mundo

Buscar

Categorias

04

Nov

283ª Semana – Contaminação com o Mundo

TEXTO CHAVE: “E não vós conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento”. Romanos 12:2 a

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai aprender que o cristão não tem mais parte com o mundo pecaminoso e deve compreender a necessidade de não se conformar com isso e crer que é uma nova criatura em Cristo Jesus.  

PONTOS A ENFATIZAR
A)  Quando recebemos a Cristo como único Salvador e Senhor, “nascemos de novo”(Jo. 3:3), somos moldados pelo Espírito Santo, que nos transforma em filhos de Deus (Jo. 1:13,14). O Novo nascimento acontece com a morte do velho homem que existia em nós (1 Co. 15:22,45), sepultado com todas as atitudes que caracterizam uma vida afastada de Deus, a qual seguia os padrões do mundo. Então, as coisas velhas ficaram para trás (2 Co. 5:17), e o Senhor faz com que andemos em novidade de vida, de acordo com a Sua Palavra.  
B) Consequências da contaminação com o mundo – 1) Morte espiritual. “Tens nome de que vives e estás morto”. Ap. 3:1b. Essa expressão mostra as entranhas de uma igreja que se vangloriava de sua ortodoxia; mas, ao mesmo tempo, continuava praticando obras que produziam a morte espiritual. Obras que foram reveladas por Paulo em Gálatas 5:19-21. O mundo em que vivemos valoriza muito as aparências, o que as pessoas representam, como se mostram exteriormente, sem se importar com a verdade, com o que são na realidade (Mt. 23:27). 2) Religiosidade externa – a Igreja de Sardo, como as outras sete igrejas de Apocalipse, representa o estado da cristandade em épocas distintas do passado, do presente ou do futuro e reflete a situação específica de qualquer igreja em qualquer tempo. 3) Obras imperfeitas – Mesmo que um cristão se esforce e seja prestativo, trabalhador, pontual, as suas obras não são consideradas perfeitas sob o julgamento de Deus, se ele estiver contaminado pelo mundo (Ap. 3:2b). Quando o cristão se mistura com o mundo, esse fruto começa a estragar, e o que produz na casa do Senhor também. 4) Perda da identidade – Desde os primórdios, Deus desejou habitar junto com um povo separado do resto do mundo (Êx. 6:6,7 e 25:8). Quando os Judeus O rejeitaram, Ele chamou a “todos quantos o receberam” (Jo. 1:11,12) para se tornarem filhos de Deus.
C) O sistema do mundo – 1) Concupiscência da carne – Predominam as obras produzidas pela carne. Prostituição- (imoralidade sexual e adultério); Impurezas-  (sodomismo, homossexualismo, lesbianismo, pederastia, bestialidade e todas as formas de perversão sexual); Lascívia – falta de castidade, libertinagem, sensualidade, obscenidade. Idolatria – adoração de imagens ou o afeto apaixonante dado a qualquer coisa ou pessoa. Feitiçaria- prática de bruxaria ou trato com espíritos malignos, encantamentos, mágicas, feitiços, trabalhos de macumba, uso de amuletos, drogas etc. Inimizades – Ódio, amarga antipatia, aborrecimentos, rancor, aversão a alguém, tendência de guardar rancor ou ter raiva de alguém. Porfias- discórdia, desacordos, debates acalorados e disputas. Emulações – zelo excessivo, ciúme, luta para sobressair através do sacrifício ou dano de outros. Iras- Cólera, indignação, fúria profunda e duradoura. Pelejas – facções, conflitos, disputas, brigas com palavras, competição para obter superioridade, vantagem verbal ou física. Dissensões – divisões, partidos, desordem, provocação de conflitos na igreja, em casa, no governo ou em qualquer lugar. Heresias – Todo o desvio da verdade ou a rejeição de uma doutrina sã por ensinamentos espúrios. Invejas – ciúmes e vontade de obter bens, bênçãos, propriedades ou dons alheios. Homicídios – Assassinatos, matança. Bebedices – embriaguez, ser escravo de drinques e pelejar por bebidas. Glutonarias – orgias, festas luxuriosas e ruidosas com músicas obscenas e outras atividades pecaminosas, prazeres, farra.
D) Como vencer o sistema do mundo – 1) Ser Vigilante – Estar atento às artimanhas do inimigo e barra-las ainda a tempo. 2) Lembrar e guardar aquilo que ouviu de Deus – “A fé é pelo ouvir e ouvir pela Palavra de Deus” (Rm 10:17). É necessário guardarmos, escondermos a Palavra no coração, no nosso interior, para não cairmos em tentação. 3) Lembrar e guardar o que recebeu de Deus – Lembrar aquilo que temos recebido nos ajuda a valorizar o que Deus tem nos dado. 4) Arrepender-se – O arrependimento não é apenas uma tristeza que sentimos. Mas uma obra do Espírito Santo no nosso interior, convencendo-nos a mudar de direção, a nos afastar do mal e nos aproximar do Senhor Jesus Cristo (Jo. 16:8).

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:  a contaminação com as coisas do mundo traz a morte espiritual, que é a separação de Deus. Vamos lutar com a ajuda de Deus, para que o nosso ser espiritual não perca a batalha travada contra a carne.

Sugestões: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1 – Ouça um louvor
2 – Oração Inicial
3 – Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante
4 – Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Lição Biblica da CPAD do 4ª Trimestre de 2007. Geremias do Couto.