Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

348ª Semana – Conselhos para uma vida abençoada

Buscar

Categorias

25

Mar

348ª Semana – Conselhos para uma vida abençoada

LEITURA BÍBLICA: Cl. 3:12-17

TEXTO CHAVE: “O conselho do Senhor permanece para sempre”. Sl. 33:11a

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai aceitar os conselhos quando são dados por pessoas idôneas; aprender a controlar a sua autossuficiência para não se tornar soberbo e entender que o dar é mais sublime do que o receber, pois é a prova de humildade.

PONTOS A ENFATIZAR

A) A Bíblia diz que aquele que ouve conselhos é sábio (Pv. 8:33). Mas sempre é bom analisar de onde vêm os conselhos porque existem muitos conselheiros inescrupulosos. Atente, pois, para os conselhos que são dados na lição porque têm base na Palavra de Deus e, assim sendo, devem ser aceitos e praticados.

B) Seguindo sábios conselhos – Existem cristãos que não aceitam conselhos de ninguém. São exímios exortadores; colocam-se em um nível de santidade tão alto que descartam qualquer tipo de admoestação ou ensino que não estejam de acordo com as suas pretensões. Chegam até a dizer que, quando precisam de conselho, vão orar, pois Deus lhes dará a revelação do que é certo. Só aceitam conselhos vindos do próprio Deus. É difícil compreender que existem cristãos com tais pensamentos.  O homem é um ser dotado de muita capacidade porque ele foi criado à imagem e semelhança de Deus. Ele é dotado de inteligência, capacidade de pensar, sentir, agir e resolver problemas, mas ele não é igual a Deus. O homem é limitado por sua situação de humano. Mas, algumas pessoas infelizmente que conhecem a Palavra de Deus, agem confiando na sua autossuficiência, pensando que podem resolver tudo sozinhos, que têm respostas para todos os problemas, que são capazes de alcançar todas as situações. A autossuficiência leva as pessoas à soberba e passam a se sentir como se Deus estivesse precisando delas. Uns até falam com autoridade para Deus como Lhe dando ordens. O resultado será a queda, porque Deus não se deixa influenciar por respeitos humanos. (Pv. 16:18). O homem é um ser social. Ele só se realiza no outro quando ajuda, quando reparte, quando depende também. Ajudar ao próximo traz equilíbrio, engrandece a autoestima, traz uma sensação de bem estar. 

C) Questões que dependem da nossa atitude - Existem certas questões espirituais que dependem do mover de Deus. Porém, existem outras tantas que dependem da atitude do cristão. Há coisas que, se não tomarmos atitudes, não acontecerão. As questões que citaremos abaixo independem do nosso querer, mas unicamente de Deus. 1) Arrebatamento da Igreja (Mt. 24:36). 2) Chamado para o ministério (Ef. 4:10-12); 3) Distribuição de dons (1 Co. 12:11). 4) Atos da soberania de Deus – (Sl. 115:3).

Existem muitas questões espirituais que dependem das atitudes do cristão. 1) Cumprimento da Palavra – Deus nos deu a sua Palavra para servir de guia, de bússola para a nossa vida. Quem tem de cumpri-la somos nós (Tg. 1:22). 2) Mortificação da carne – Fazer morrer os desejos da nossa natureza está em uma tomada de atitude da nossa parte (Cl. 3:5-9). 3) Ser cheio do Espírito Santo (Ef. 5:18). Uma pessoa pode ser crente há muitos anos, mas, se não tomar atitude de buscar o batismo com o Espírito Santo, nunca será revestido de poder. 4) Melhorar através de um autoexame (1 Co. 11:28). É recomendável que o cristão examine-se a si mesmo. Olhar para dentro de si, fazendo uma introspecção, um exame de consciência e ver em que ponto precisa melhorar, tomar atitude para se livrar das impurezas. 5) Escolher o melhor (Dt. 30:19).

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO: Quais as atitudes que precisamos tomar para que alcancemos sucesso em nossa vida?  A primeira delas é ouvir os conselhos da Palavra de Deus e colocá-los em prática.  Depender do Senhor para nos guiar a fim de que possamos tomar as atitudes corretas. Deus abençoa, mas não manda um anjo agir por nós. A vontade é nossa, a procura do melhor para a nossa vida tem de partir de nós mesmos, começando pelas coisas pequenas que parecem insignificantes e sempre caminhando para o alvo da nossa soberana vocação.

Sugestões: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1 – Ouça um louvor
2 – Oração Inicial
3 – Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante
4 – Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Lições da Palavra de Deus, nº21. Ano 6.