Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

351ª SEMANA - O Preço da Vitória

Buscar

Categorias

15

Abr

351ª SEMANA - O Preço da Vitória

Leitura Bíblica: Fp. 2:5-9, 14-16

                         

TEXTO CHAVE: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Ap. 2:10b

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai entender que a vitória vem como resultado das lutas e adversidades, compreendendo que, sem batalhas, não se alcança vitória e saber que, para ser um vencedor, é preciso tomar atitudes. 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Para se alcançar vitórias, é preciso determinação, esforço, mudança de atitude e perseverança.   

b) O Caminho certo para alcançar a vitória – Algumas pessoas estão tomando atitudes enganosas, quanto ao fato de conquistar vitórias. Até comentam que têm esperado no Senhor, e Ele não lhes responde.  Há um motivo para isso. É que estão orando, mas não agem, fazendo a parte que lhe cabe. Na Bíblia há vários casos de homens como Davi, Neemias, Paulo, que se esforçaram muito, ousaram, foram determinados até alcançar a vitória, sempre guiados pelo Senhor. Para conquistar êxito é preciso: 1) Tomar atitudes, o que significa estar pronto para pagar o preço; 2) Traçar objetivos, porque ninguém vai a lugar algum se não tiver uma meta a ser alcançada e 3) Coerência quanto aos sonhos. Nesse trajeto em busca da vitória existem muitos obstáculos que precisam ser aniquilados; do contrário não se conquistará coisa alguma, ou por outra, só se chegará a derrota. O nosso maior exemplo é o próprio Jesus, que deixou a Sua glória para atender a vontade do Pai e vir nos salvar (Jo. 1:2,14).  Ele trabalhou até alcançar Seus objetivos e, no Seu caminho, encontrou vários obstáculos como rejeição, humilhação e sofrimento, porém manteve-se firme em obediência ao Pai. Jesus foi pregado na cruz como malfeitor. Ele sofreu por nós, para nos resgatar do pecado. Pense no sacrifício de Jesus e recobre o ânimo para ser fiel a Ele e continuar a sua caminhada até alcançar a vitória.

c) Aspectos que precisam ser superados - É certo que na nossa caminhada encontraremos muitos obstáculos que deverão ser vencidos para que chegamos a alcançar nossos objetivos. Às vezes pensamos em desanimar porque a luta é muito grande. Então, acontece algo como uma barreira intransponível. São os agentes enviados pelo diabo para nos fazer paralisar. O medo paralisa. O medo traz inquietação, dúvida, desânimo (1Jo. 4:18). Se você der lugar ao medo será um derrotado.  Temos o desânimo que impede as conquistas (Js. 1:6,7,9). Deus falou com Josué e continua a falar para nós hoje.  A falta de coerência atrapalha para alcançar as vitórias; os sonhos, as ideias e as aspirações devem estar coerentes com a vontade de Deus. Devemos submeter nossos sonhos e nossas vontades ao Senhor para receber Sua aprovação.

d) Sem batalhas não há vitorias – Cada um de nós temos de lutar contra o medo, o desânimo e as limitações. Precisamos confiar em Jesus. Precisamos lutar com fé e ousadia e ainda mais com a força divina como Davi fez diante do gigante Golias. (1 Sm. 17:45-47). Precisamos nos preparar para as lutas. Da unção sobre Davi feito por Samuel até ele ser rei foram dez anos de lutas. Às vezes a vitória acontece por etapas e muitos cristãos não gostam de esperar. É preciso disciplina, assim como Moisés que passou por longo período de aprendizado antes de tornar-se o líder do povo de Israel e conduzi-los través do deserto. Por 40 anos ele serviu a Faraó, depois 40 anos no deserto em preparação para ser o libertador de uma nação.  Ninguém vence sem esforço. Quando vemos uma pessoa bem sucedida, não imaginamos o que ela deve ter passado para chegar aonde está. É preciso entender que toda vitória tem um preço. Ninguém recebe nada sem esforço. Vamos precisar de renunciar muitas coisas que gostamos. Renunciar significa deixar voluntariamente algo, abdicar dos nossos desejos, priorizar outras coisas (Gn 12:1).  Também precisamos nos preparar para derrotas, pois quando entramos na luta, às vezes somos derrotados em uma batalha.  Poderão ocorrer derrotas em nossa caminhada, podemos até errar muitas vezes. O importante é não esmorecer, tirar lições proveitosas e continuar a caminhada. Tribulação atual, gera glória futura. (2 Co. 4:17,18).  Sofrimento agora, consolo depois. (Jó. 19:25).

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Jesus tem poder para fazer o que quiser, onde, como e quando julgar conveniente. As promessas de Deus para a nossa vida podem ser cumpridas no futuro, mas para Ele já faz parte do nosso presente (Is. 43:13).