Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

353ª SEMANA - Deixe a Pressa e Viva Melhor

Buscar

Categorias

29

Abr

353ª SEMANA - Deixe a Pressa e Viva Melhor

Leitura Bíblica: Is. 40:28-31; Marcos 6:30,31,33

TEXTO CHAVE: “Esperei com paciência no Senhor”. Salmo 40:1 a                                

OBJETIVO DA LIÇÃO:   Você vai reavaliar o seu estilo de vida para melhorar a qualidade da mesma; entender que precisa viver de forma saudável e produtiva e entender que não se pode deixar oprimir pela correria da vida moderna.

PONTOS A ENFATIZAR:

a)  Quem busca a vida espiritual abundante tem que lutar contra a pressa:  Para a maioria dos cristãos, o grande perigo não está em renunciar a fé, mas em se tornar tão apressado, ocupado e preocupado, que acaba vivendo uma dimensão medíocre da fé.  (Sl. 38:8). Amamos a Deus e a família, mas não temos tempo para eles. Conquistamos bens materiais, mas não somos livres para desfrutá-los. Temos igrejas boas, mas só a visitamos uma vez na semana. Acabamos apenas passando pela vida em vez de vive-la de fato e satisfatoriamente.

b) Questionando sobre a pressa:  Um dos grandes males da era moderna é a pressa. Embora seja citado insistentemente o velho ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”, a maioria absoluta não pratica essa verdade.  Pressa tornou-se sinônimo de sucesso e eficiência. Quanto mais apressada a pessoa aparenta ser, mais bem sucedida pensam que ela é.  Somos atraídos pela pressa. Ela faz a pessoa se sentir importante. A pressa impede de se sentir solidão. A muita ocupação ajuda a não pensar no sofrimento. Como se a pressa fosse solução para resolver as dificuldades. Nessa correria louca, tomam-se decisões e fazem-se escolhas apressadas. Esquece-se que dessas decisões e escolhas depende o futuro acabando por pagar um preço alto demais. A pressa é uma grande inimiga da vida espiritual hoje. É impossível orar com pressa. A oração exige que nos aquietemos e diminuamos o passo. A pressa é capaz de destruir a alma e impedir que se viva bem, ela é um dos inibidores do relacionamento. Carl Jung, o famoso psicólogo, disse: “A pressa não é coisa do diabo. A pressa é o diabo”. De todas as dádivas que Deus dá ao homem, certamente uma das mais preciosas é o tempo. Jesus sabia que Seu tempo na terra era limitado. E várias vezes falou sobre isso (Jo. 2:4; 5:25; Mt. 26:45). Segundo Jesus, a pressa mantém as pessoas sufocadas pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres da vida (Lc. 8:14). A pressa impede que a semente de Deus crie raízes no coração. Quando os discípulos voltaram de um período intenso de ministério, a adrenalina correndo solta pelas veias, Jesus convidou eles a descansar um pouco (Mc. 6:31).  O tempo pode ser amigo ou inimigo de nossa rendição a Cristo. Cristãos apressados geram discípulos apressados. Discípulos apressados formam uma igreja apressada.  Alguns cristãos servem mais ao relógio do que a Deus. Não se pode dedicar a vida inteira a Deus num só momento e ter o assunto resolvido de uma vez para sempre.  É preciso entregar-LHE a vida segundo após segundo. Seguir a Cristo não era, nem é coisa que se faça às carreiras. Quem O segue, não pode andar mais depressa do que ele que lidera o caminho. Jesus vivia ocupado, mas nunca com pressa.

c) Consequência da pressa. -  1) Confusão: Quem vive com pressa tem a vida confusa. Não adianta comprar uma pilha de livros e nunca lê-los; nem ter a agenda repleta de compromisso que não pode atender. Ouça o sábio conselho da Palavra de Deus (Is. 30:15). 2) Superficialidade: Se o cristão não aprender a dosar suas atividades e mudar seu estilo de vida, vai acabar vivendo uma vida superficial e sem muito significado.  (Pv. 1:33). 3) Incapacidade de amar: A pressa rouba a capacidade para amar. Amor e pressa são incompatíveis. O amor precisa de tempo, e tempo é coisa que pessoas apressadas não têm. O amor precisa de atenção; deve ser cultivado, necessita de muita comunicação e relacionamento. Um relacionamento feliz e duradouro não é construído apressadamente. 4) Insensibilidade às dádivas da vida: A pressa destrói o sentimento de louvor. A pessoa com pressa não tem tempo de se maravilhar com as dádivas que Deus lhe concede. Sempre correndo, não percebe as belezas ao seu redor, não canta ou assobia, não ora ou adora, não contempla a vida ao seu redor. (Ef. 5:15,16). 5) Desgaste emocional: O apressado sofre com as tensões e descontroles emocionais, o que o faz perder a compostura, viver irritado, irado, encolerizado. Este estado de ânimo provoca palavras afiadas ou brigas familiares. A raiva o impede de receber amor ou transmiti-lo a família. O lar é edificado ou destruído através do tempo que investimos ou não investimos um no outro.

d) Administrando o tempo: Cada pessoa é totalmente responsável pelo uso correto do tempo que Deus lhe dá. Uma vez gasto, não pode ser reposto.  Ninguém é dono dos seus próprios dias. (Tg. 4:14). Organize o dia de tal maneira que se tenha tempo para tudo, não só para o que é urgente, mas muito mais para o que é importante. Use o tempo para glorificar a Deus. Usar o tempo sem levar Deus em conta é, na verdade, perde-lo. É impossível viver uma vida saudável, ter uma família equilibrada servir a Deus e glorifica-lo se a pessoa vive sempre com pressa.

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Como resolvemos o problema? Ninguém muda se não sente a necessidade de mudar. Precisamos pedir a Deus par ajudar-nos a rever nossas prioridades e mudar nosso estilo de vida. Portanto reveja seu modo de vida e organize melhor o seu dia. Procure conversar e ouvir mais as pessoas e se puder tenha um tempo de descanso. Comemore as suas vitorias e as datas importantes e procure trabalhar menos. Durante o dia, tire alguns minutos para descansar e tenha um dia de folga na semana. Reconheça que Jesus está presente, portanto louve a Deus por todas as