Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

354ª SEMANA - Rejeite a preocupação e viva em paz

Buscar

Categorias

06

Mai

354ª SEMANA - Rejeite a preocupação e viva em paz

Leitura Bíblica: Lucas 12:22-29,31

                         

TEXTO CHAVE: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. 1 Pedro 5:7                                                                                                                                                   

OBJETIVO DA LIÇÃO:   Você vai compreender que a ansiedade não faz bem à vida; entregar as preocupações a Deus, que pode cuidar muito melhor de cada cristão e aprender a depender de Deus inteiramente.  

PONTOS A ENFATIZAR:

a)  O corre-corre é sempre muito grande em nossos dias: Somam-se ainda a turbulência, a violência, o desemprego, dívidas, sustento da família, desobediência dos filhos, drogas, desejo de subir na vida, juros, escola e trabalho, o resultado é preocupação. A preocupação é um mal que atinge a todos sem acepção, a diferença é que o cristão deveria não esquecer o que a Palavra de Deus ensina (Fp. 4:6).  Por isso uma grande parte dos cristãos passam a viver da mesma maneira que os incrédulos e sofrem com a ansiedade. Existe gente que até fica preocupado quando não tem nada com que se preocupar.

b) A preocupação exagerada desagrada a Deus: Não são poucos os que vivem ansiosos com a mente ocupada antes do tempo; dominados por uma ideia negativa fixa, inquietos e sobressaltados; não conseguem pensar em mais nada, a não ser nas suas dificuldades. Sabemos que para alguém se ver livre dos problemas, precisa definir a natureza do problema que enfrenta. Entender que problema é algo com que se pode fazer alguma coisa. Se não se pode fazer nada com ele, não é seu problema. Não se torna problema até que possa fazer algo com ele. Se não pode fazer nada, é apenas um fato da vida. É preciso reconhecer constantemente os fatos da vida, aceita-los, conviver com eles, mas não deve considerá-los problemas. Não se pode resolver coisas que não podem ser resolvida, por isso não se deve gastar tempo pensando nelas. Os fatos da vida do cristão estão nas mãos de Deus a quem ele serve.  Ele os administra, para que concentre a atenção nas coisas que Ele deu que podem ser feitas. Por isso, o conselho de Jesus é para o cristão não estar inquieto, sofrendo, ansioso porque esse estado continuo traz doenças (Mt. 6:25). Entenda que imaturidade é um problema, mas envelhecer é um fato. Podemos resolver o problema da imaturidade, mas não se pode deixar de envelhecer no processo. Então, faz-se o que puder para amadurecer o quanto antes.  Não podemos ficar preocupados em envelhecer, pois é um fato irreversível. Toda preocupação é inútil. (Lc. 12:25,26). De nada adianta estar ansioso. A ansiedade não faz ninguém se sentir melhor, pelo contrário, ela causa um mal maior (Pv. 12:25).  Quem se deixe controlar pela preocupação nunca relaxa. A preocupação é um fruto da desconfiança.  Em vez de pensamentos negativos, o cristão deve renovar sua mente com a verdade da palavra de Deus (Hb. 13:5 b). O cristão não deve alimentar a avareza, deve contentar-se com as coisas que possui. Se o Senhor é o seu pastor e afirma que nada lhe faltará (Sl. 23:1), por que ficar preocupado? Se até os cabelos da cabeça de cada um, o Senhor tem contado, por que viver ansioso? (Lc. 12:7). A preocupação sufoca a Palavra de Deus e se torna um empecilho para o crescimento do evangelho (Mt. 13:22). Quem se preocupa pensa em muitas coisas, mas não em como agradar a Deus. (1 Co. 7:32,33). A ansiedade mantém o pensamento contaminado com o negativo, não permitindo que os pensamentos positivos do Espírito Santo controlem a mente (Fp. 4:8). A ansiedade provoca irritabilidade, noites mal dormidas; faz o homem trabalhar mais e colher menos frutos, desvia-o do convívio familiar, provoca perda de apetite, doenças como gastrite, úlcera e pressão alta, leva o cristão a não ter prazer na oração nem na leitura da Bíblia, o que o conduz a ausentar-se da igreja.

c) Mudanças de atitude: Para se ter paz e felicidade, é necessário deixar as constantes preocupações e a demasiada ansiedade, e mudar de atitude diante das situações da vida. Você deve valorizar o que de fato tem valor. Quem vive preocupado acaba não vivendo; não desfruta as belezas da vida e acaba morrendo. Deus fez tudo para o homem. Ele é fiel e ninguém pode fazer nada quanto às pequenas coisas, por que então se preocupar com as grandes? É preciso entregar a vida a Deus; ele o guiará para viver sossegadamente em pastos verdejantes. Não se entregue a inquietação (Lc. 12:29) Parte da felicidade está em aceitar a vida como ela é.

d) Combatendo as preocupações: O viver sobrecarregado de preocupações impede a vida plena de felicidade. O cuidado com as coisas do mundo é tanto que as pessoas se tornam frias, insensíveis e distantes.  Observe que a maioria das preocupações nasce de situações irreais e é perigoso não saber lidar construtivamente com a percepção do perigo. Pode-se cometer loucuras quando não se tem a perspectiva real dos fatos e perde-se tempo demais com perigos irreais.  Devemos entregar nossos problemas a Deus, pois ele sempre está atento às nossas reais necessidades (Sl. 55:22).

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Seja qual for a deficiência, dificuldade ou crise que você enfrente, sua atitude pode melhorar ou piorar sua vida. Se todas as vezes que surgir um imprevisto ou dificuldade, você dá lugar à preocupação, sua família ficará com medo. Para evitar preocupações você deve evitar as dívidas, procurar viver de maneira simples, não encher a mente com notícias negativas; não repetir erros já cometidos; renovar a mente; encontrar motivo para sorrir; divertir-se (não é pecado), ajudar alguém, pois muita gente sofre mais do que nós, ter bom ânimo e descansar no Senhor.