Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

35ª Semana - Tiago 1:22 - Como construir minha vida cristã

Buscar

Categorias

23

Out

35ª Semana - Tiago 1:22 - Como construir minha vida cristã

Texto Chave:

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Tiago 1:22

Objetivo da Lição:

Jesus desafia a sua mente, a sua vontade, a sua vida, o seu “eu”, a afirmar um compromisso sério e responsável obedecendo a Sua Palavra. Não existe meio salvo nem meio crente. É a hora da verdade!

Pontos a Enfatizar:

a)O perigo da fé não genuína- Mt. 7:21-23. Jesus mostra dois enganos que você pode cometer. O primeiro – a profissão verbal de Cristo (“Senhor, Senhor!”). Se for uma confissão de um coração sincero tem muito valor. Mas se não houver sinceridade na confissão, outro interesse que não for Jesus, está tudo errado. O segundo engano é – atos que podem não evidenciar fé. Profetizar, expulsar demônios, fazer milagres, podem ser obras puramente humanas. Na igreja, o fato de você ser responsável pelo louvor, cantar no coral, ser professor das crianças, intercessor, pode se tornar um engano. Tudo isso é muito bom se feito de coração para o Senhor com objetivos corretos. (Cl. 3:23). Tudo que fazemos é a vontade do Pai. (Mt. 7:21).

b)O perigo da fé somente intelectual – Mt. 7:24-27. Essas palavras foram dirigidas a pessoas crente s com o firme propósito de mostrar-lhes a diferença entre o falso e o aparente, entre o real e o nominal. São dois ouvintes (v. 26). O obediente e o desobediente, aquele que pratica e o que não pratica os ensinamentos bíblicos. São dois construtores. Que tipo de construtor é você? É um crente espiritual, sábio, responsável e investe nas coisas espirituais ou é um crente insensato, tolo, imediatista, falso? Duas casas. Aparentemente as casas são iguais após construídas, mas há uma diferença fatal: o alicerce, a parte principal da construção. Dois terrenos: Uma casa foi edificada sobre a rocha e outra sobre a areia. Quem edifica sobre a areia não tem alicerce algum, é inconstante, inseguro, instável, sem compromisso com Deus e com a igreja local. Dois problemas: Na hora da provação, da turbulência, decepções, fracassos, tentações, doenças, injustiças, vamos ver qual casa está construída sobre a Rocha. Dois resultados: Só depois da tempestade é que foi revelada a diferença entre elas. A casa edificada sobre a Rocha não se abalou, a edificada sobre a areia ruiu.  Se você não coloca em prática o que está aprendendo na Bíblia a sua vida espiritual é fraca, e não resiste as provações diárias. Se você é um crente fiel, praticante da Palavra, sua vida espiritual é abundante.


SUGESTÕES:
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Obs. Pesquisa realizada na Revista Começando a Vida Cristã da editora Cristã Evangélica).