Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

362ª SEMANA - Transforme os Problemas em Bênçãos

Buscar

Categorias

01

Jul

362ª SEMANA - Transforme os Problemas em Bênçãos

Leitura Bíblica: João 16:1,2,22-28

TEXTO CHAVE: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações”. Fp. 4:7a 

 

OBJETIVO DA LIÇÃO:    Você vai compreender a natureza do problema e procurar resolvê-lo; entender que os problemas nunca superam as nossas forças e crer que Deus é poderoso para resolver todos os problemas.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Problemas exigem coragem e sabedoria. Na verdade, dificuldades criam coragem e sabedoria. É somente por causa das adversidades que crescemos tanto física, emocional e espiritualmente. Ser cristão não é estar imune aos problemas. Alguns acham que a conversão é garantia de vida fácil (Jo. 16:33). Assim como só se aprende matemática resolvendo problemas, só crescemos espiritualmente aprendendo a resolver problemas, não fugindo deles.

b) Enfrentando problemas -  Muitos de nós, com medo da dor que sempre envolve os problemas, deixamos para amanhã o que podemos fazer imediatamente. Pensamos que se deixarmos as dificuldades para mais tarde, elas desaparecerão. Ignoramos os problemas ou tentamos esquece-los. Alguns, para tirar os problemas da cabeça, tomam remédios, drogas ou bebidas; como se essas coisas os ajudassem a resolver o que os atormenta. Eles querem driblar os problemas ao invés de encará-los. Vamos dar uma receita para enfrentar os problemas, procurando encarar os problemas com disposição para resolve-los. 1) Tome conhecimento dos problemas; 2) Entenda que os problemas podem ser transformados em benção; 3) As dores revelam que aquilo que almejamos está nascendo; 4) Permaneça junto a Cristo, crendo que Ele vai responder as orações; 5) Acredite que Deus deseja resolver os nossos problemas; 6) Deus nos concede o que pedimos; 7) Enfrentar os problemas com a paz de Cristo e bom ânimo. É bom que cada cristão aprenda a examinar as Escrituras a fim de tomar posse das bênçãos nela expressas (Ed. 10:4; Is. 35:4b)

c) Problemas espirituais – Problemas espirituais têm causas espirituais, e o único antídoto contra eles é o remédio espiritual. As pessoas sabem desta verdade, mas, às vezes, querem resolver coisas espirituais usando soluções materiais. A maioria das religiões impõe severos sacrifícios aos seus adeptos, fazendo-os crer que os realizando receberão recompensas. Do ponto de vista bíblico, os sacrifícios tinham por finalidade agradar a Deus ou agradecer a Ele por alguma dádiva.  Deus não requer sacrifícios de ninguém. O sacrifício de Jesus foi feito de uma vez para sempre (Hb. 10:12). Devemos oferecer nossa vida a Deus como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm. 12:1).

d) A autoridade do nome de Jesus – Muitos nomes de pessoas ilustres têm surgido. Pessoas essas que até mesmo têm beneficiado a humanidade com suas descobertas, suas criações e seus feitos. Esses nomes ficam em evidencia por algum tempo, mas aos poucos vão sendo esquecidos. Porém, o que acontece com o nome de Jesus Cristo é extraordinário. Seu nome é conhecido por todo o mundo e lembrado através dos séculos. O nome de Jesus é superior a demônios, homens ou coisas (Hb. 1:4); O nome de Jesus garante vitórias. Há salvação em o nome de Jesus e o nome de Jesus é um nome que cura. (At. 3:6b).

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Problemas existem para serem resolvidos. Sempre acredite que eles podem ser transformados. É melhor tentar solucionar os problemas do que tentar se desvencilhar deles. Problemas espirituais se resolvem com armas espirituais. A vida cristã, como a própria vida, é completa e difícil. Não existe nenhuma resposta rápida, fácil ou mágica para resolver os problemas. Nossa jornada é longa, como é longa e dificultosa a estrada para a maturidade. Quando entendemos que a nossa caminhada e difícil e aceitamos as dificuldades e desafios com normalidade, fica mais fácil resolver os problemas. Creia, pois, no nome de Jesus. Ele tem poder para salvar e para ajudar a resolver todos os seus problemas, nossas dores e enfermidades (Is. 53:4,5). Deus deseja a sua prosperidade e saúde, assim como é próspera a vai bem a sua alma (3 João 2).

 

Pesquisa efetuada na: Lições da Palavra de Deus, nº 09, Ano 2. (Comentarista Silmar Coelho).