Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

370ª SEMANA - QUEM TEME A DEUS É ABENÇOADO NA SUA FAMÍLIA

Buscar

Categorias

26

Ago

370ª SEMANA - QUEM TEME A DEUS É ABENÇOADO NA SUA FAMÍLIA

Leitura Bíblica: Salmo 128:1-6

TEXTO CHAVE: “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão”. Sl. 127:3

 

OBJETIVO DA LIÇÃO:      Você vai agradecer a Deus por ter lhe dado uma família, entender que quanto mais se dedicar ao Senhor, mais bênçãos receberá e zelar continuamente pelo bem-estar da família.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) A família tem sido o alvo predileto do inimigo de nossas almas para atacar direta e indiretamente a Igreja de Jesus. O Mestre declarou que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (Mt. 16:18), logo a Igreja foi e sempre será vencedora, porém Satanás sabe que, atacando as famílias, poderá de alguma forma atingir a igreja. Sabe por que? A igreja é constituída de famílias, então, quando o inimigo ataca um dos membros da família, toda ela se ressente desse ataque. Como um efeito dominó, ele consegue atingir a Igreja, constituída por famílias que formam o corpo de Cristo.

b) A Bem-aventurança- O que é ser bem-aventurado? É ser alegre, feliz, ditoso; é aquele que goza de felicidade celeste. O que muitos têm buscado, senão a felicidade, senão dias melhores nessa Terra, senão livrar-se de infortúnios e mazelas da vida! O salmista declara que há um tipo de homem bem-aventurado, ou seja, bendito: “aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos”. Para ser bem aventurado na sua casa, na sua família, junto à sua parentela, há de se buscar na Palavra de Deus, nos ensinamentos de Jesus, aquilo que é preciso para alcançar a vitória. Nunca podemos esquecer que a Igreja de Cristo começa na nossa casa!

c) A felicidade alcançada – Observe com atenção: bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. As formas verbais estão no presente (teme e anda) e os resultados estão no futuro: comerás, feliz serás e te irá bem. A benção de Deus na nossa vida não chegará antes da nossa obediência a Ele, do nosso compromisso com Ele e com a Sua Palavra. Nunca se foi abençoado primeiro para obedecer depois, porém todos os que obedecem são abençoados, benditos, bem-aventurados. O homem bem aventurado trabalha feliz porque sabe que o resultado do seu trabalho, o seu salário, será empregado para a felicidade da sua casa, da sua família, proporcionando a ela sustento e uma vida feliz.

d) As bênçãos prometidas – No versículo 3, o salmista nos brinda com uma linda figura de linguagem, quando nos apresenta a esposa, que administra o lar com os seus filhos como vinha frutífera, e os filhos como plantas de oliveira, que crescem cheios de vida. Três árvores simbolizam Israel: a figueira, a videira e a oliveira. A videira é um arbusto da família das vitáceas, que tem grande valor em Israel por causa de seu fruto, que simboliza prosperidade e paz. A oliveira, árvore oleácea, cujo fruto é a azeitona, já existia em grande quantidade quando Israel tomou posse da Terra Prometida. A oliveira significa as bênçãos divinas, a abundancia, o esplendor, a formosura, a força (Sl. 52:8; Jr. 11:6; Dt. 28:40). Essa árvore, quando plantada, leva quatro anos para frutificar, porém, a partir daí, frutifica por cerca de cem anos. Assim serão seus filhos, frutíferos na presença de Deus com a oliveira, cujos frutos produzem azeite que na oferta de manjares lembrava comunhão com Deus e consagração (Lv. 2:6; 23:13). É na união em família que o cristão se fortalece e assim servirá de exemplo na igreja. A educação cristã da família se inicia no lar e tem continuidade na igreja. É bom que os pais ensinem sus filhos a sentirem prazer em frequentar a igreja não como um lugar de encontros sociais apenas, mas acima d tudo como um lugar onde se sinta prazer e alegria de estar na casa do Senhor (Sl. 84:10, 122:1).

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

A Bíblia chama de bem-aventurado, isto é, muito feliz o homem que teme a Deus e anda nos seus caminhos. Para esses Ele tem reservado bênçãos indizíveis. É fato que a família tem sido alvo dos ataques de Satanás. Ele tem procurado, por todos os meios, destruir essa instituição divina, que foi planejada pelo próprio Deus para o bem do homem. Porém, se os pais de família se propuserem servir ao Senhor, amá-Lo, adorá-Lo, obedecendo Seus preceitos, terá certamente o seu lar abençoado e também servirá de exemplo aos demais. As promessas do Senhor são para aqueles que temem o Seu nome!

 

Pesquisa efetuada na: Lições da Bíblia, nº 11, Ano 2. (Comentarista Dra. Albertina).