Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

374ª SEMANA - A Mulher Virtuosa

Buscar

Categorias

23

Set

374ª SEMANA - A Mulher Virtuosa

Leitura Bíblica: Pv. 31:10-21, 23-29

TEXTO CHAVE: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis”.

 Pv. 31:10

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai conhecer a mulher virtuosa como esposa e mãe, compreender a mulher virtuosa como trabalhadora e empreendedora e aprender com o testemunho da mulher virtuosa como serva de Deus.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) A poesia de Provérbios 31 é uma das mais belas de toda a literatura universal. Este inspirado poema, além de mostrar o verdadeiro valor da mulher, evidencia as virtudes morais e espirituais que a fazem virtuosa. Tal mulher contrasta-se fortemente com a vil apresentada em Provérbios 11:22. Ao contrário da virtuosa, a vil é desprotegida de virtudes. A formosura da mulher virtuosa é de natureza ética; a da vil é de caráter meramente estético.  A mulher virtuosa prioriza os valores interiores e faz de Deus a fonte de tudo o quanto ela é e representa. Por isso, a mulher virtuosa é tida por honrada!

b) A mulher virtuosa como esposa.  1) Tem a confiança e o respeito do marido – As bases do relacionamento conjugal são a confiança e o respeito mútuo, pois a fidelidade é um dos pilares do casamento. Onde impera a desconfiança e o desrespeito, o casamento está fadado ao fracasso. Acerca da mulher virtuosa, a Palavra de Deus é clara em Pv. 31:11. 

2) Tem a admiração e o reconhecimento do marido – Uma das formas de se demonstrar amor no casamento é reconhecer a importância e o valor do cônjuge. Esse reconhecimento deve ser expresso por atitudes e palavras. Enquanto os homens são movidos pelo que vê, as mulheres respondem melhor pelo que ouvem! Por isso é importante que o esposo elogie sua esposa sempre. Não adianta você dizer que as suas atitudes demonstram que você realmente a ama. É preciso declara e falar que você a ama.  O homem que destrata sua esposa arruína o casamento e peca contra Deus (1 Pd. 3:7).

c) A Mulher virtuosa como mãe -  1) É educadora – Em Pv. 31:25 duas coisas são ditas a respeito da mulher virtuosa – Força e dignidade. Força aqui significa a segurança experimentada pelos justos (Pv. 18:10). Dignidade significa ornamento e honra. A poesia expõe os valores morais que a mulher virtuosa veste. Ela é segura, confiante e digna. Estes são os valores nos quais, como mãe, ela educará seus filhos.

2) É afetuosa – Uma das grandes causas da delinquência juvenil pode ser encontrada na ausência de afetividade na infância. Se os filhos da mulher virtuosa “levantam-se...e a chamam-na bem-aventurada” (Pv. 31:28) é porque ela sempre lhes deu afeto a atenção.

d) A mulher virtuosa como trabalhadora – 1) é dona de casa – a mulher virtuosa ama os afazeres domésticos e tudo faz para cumprir com excelência a sua missão. (Verso 27). Mas sempre que necessário, o marido pode ajuda-la nos afazeres domésticos. Dessa forma, estará demonstrando, na prática, a sua gratidão à esposa. A mulher virtuosa tem o seu trabalho devidamente reconhecido na Bíblia, e o mesmo reconhecimento deve ser dado pelo seu esposo.

2) é empreendedora – A missão da mulher moderna é bem complexa: esposa, mãe, dona de casa, trabalhadora e empreendedora. Além das tarefas domésticas, muitas vezes precisa trabalhar fora para complementar a renda da família, tendo uma jornada de trabalho repleta de atividades.

e) A mulher virtuosa como serva de Deus – 1) Dá um bom testemunho. Em Pv. 14:1 há um forte contraste entre duas mulheres: a sábia e a tola. Esta, por sua conduta, destrói o seu lar. Mas aquele, através de seu bom testemunho edifica a sua casa. Muitos são os casamentos fracassados e desfeitos devido à falta de sabedoria, prudência e sensatez de algumas mulheres. O marido da mulher tola pode ser considerado como uma homem sofredor e infeliz. Mas o esposo da mulher virtuosa é estimado entre as autoridades e honrado. Pv. 31:23).

2) é temente a Deus – Tudo o que é testemunhado acerca da mulher virtuosa só é possível porque ele teme ao Senhor (Pv. 31:30). O temor a Deus faz dela uma mulher estimada dentro e fora do lar. (Pv. 1:7).

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO: Em um mundo onde os valores estéticos são mais importantes do que os éticos, as virtudes acabam sendo ignoradas.  Tal inversão de valores produz consequências danosas à sociedade e principalmente à família. Mas a mulher virtuosa preserva o seu lar através de suas singulares virtudes espirituais e morais. Por isso, ela é honrado por todos.  

 

Pesquisa efetuada na: Lições Bíblicas, CPAD, 2013. (José Gonçalves)