Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

380ª SEMANA - Princípios de Autoridade

Buscar

Categorias

03

Fev

380ª SEMANA - Princípios de Autoridade

Leitura Bíblica: Romanos 13:1-5 e 1 Pedro 2:13-17

TEXTO CHAVE: “E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vos assim; antes, o maior entre vós seja como o menor; e quem governa, como quem serve (Lc. 22:25,26)

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai conhecer o significado da palavra autoridade e aplica-la à própria experiência de vida; identificar os princípios bíblicos para o exercício da autoridade em todos os níveis e entender como relacionar-se com as autoridades constituídas à luz dos ensinos bíblicos.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) O conceito de autoridade é essencial para entender as relações do ser humano com Deus e, também, com as demais pessoas. Essas relações são de duas ordens: ou estamos sob a autoridade de alguém ou temos autoridade sobre alguém. Se rebelar contra a autoridade ocupada pelos que administram por ordenação divina a vida social é o mesmo que resistir a Deus (Rm 13:2). 

b) O que é autoridade – Paulo descreve a autoridade com a palavra grega EXOUSIA, que significa DIREITO IRRESTRITO Á LIBERDADE DE AÇÃO. Em português, autoridade vem do latim AUCTORITATE, que deriva de AUCTOR, promotor, patrocinador, ou seja, aquele que promove a cooperação ou submissão do grupo em prol de um objetivo maior. Toda e qualquer autoridade exercida por alguém em posição de liderança existe por delegação, pois Deus é o Criador e Senhor sobre tudo e todos (Jó 34:13; At. 1:7). Ninguém tem autoridade por si mesmo, isto é, Deus é quem a outorga ou o permite que ela seja concedida a alguém (Dn. 2:20,21. Jo. 19:11). A delegação de autoridade permite ao líder certa liberdade de ação. Entretanto, para fazer uso dessa liberdade, é preciso ter plena consciência de que ela deve promover o bem do próximo e sobretudo a glória de Deus (1 Pd. 4:11). O princípio base de toda a autoridade é que Deus está no controle de tudo e, como resultado, a história não ocorre à parte do Seu controle. Mas isso não significa que Deus vai manipular o processo. Tem todo poder e autoridade para intervir na hora que desejar, do jeito que desejar. (Is. 43:13). A autoridade mostra-se legitima quando atende aos anseios do povo em nome de quem é exercida. (Pv. 14:28).

c) Exercício da Autoridade – Deus ordenou a existência das autoridades- a recomendação de Paulo aos cristãos de Roma e a nós cristãos hoje, a sujeição às autoridades, pois estas foram ordenadas por Deus (Rm 13:1). Quando uma pessoa se submete a autoridade do homem, submete-se diretamente a autoridade de Deus.  Nas sagradas Escrituras é possível identificar nitidamente a separação entre as autoridade governamentais, familiares e eclesiásticas. 1) Autoridade no governo – O Senhor utiliza-se das autoridades como benfeitores para o bem público (Rm.13:4; Lc. 22:25, 1 Pd. 2:13-17. 2) Autoridade na família – Os princípios de autoridade dentro do lar é mencionada na Palavra de Deus. Filos devem estar sob a liderança paterna (Ef. 6:1,2). Esposas sob a autoridade que Deus concede ao marido, como cabeça do lar (Ef. 5:22-24), maridos exerce autoridade no lar com amor e imitar o amor de Cristo (Ef. 5:25,28; 1 Pd. 3:7). As esposas não devem ser tratadas asperamente de uma forma a lhes trazer amargura ou angustia (Cl. 3:19b). Os pais não devem evitar levar os filhos ao desanimo, por causa de uma cobrança exagerada. Palavras ferem e pais tementes a Deus agem com o espírito de mansidão. 3) autoridade eclesiástica – o princípio de autoridade é imprescindível à vida da igreja. Todos devem se mostrar submissos à autoridade total de Deus (Ef. 3:14-21); os membros devem assumir uma atitude de reconhecimento e honra aqueles cuja autoridade de Deus lhes foi concedida na Igreja para apascenta-los (1 Ts. 5:12,13; Hb. 13:17). A submissão à autoridade nunca é fácil. A natureza humana tende a resistir e a agir com rebeldia com governos ditatoriais, incompetentes e corruptos.

d) Função da autoridade -  Dirigir e orientar, proteger e assegurar o bem-estar de todos.

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Devemos reconhecer a respeitar as autoridades, confiar que Deus está no controle da história e orar pelas autoridades constituídas. O cristão deve sempre confiar no governo divino, mantendo firme sua esperança de que, a seu tempo, Deus há de trazer todas as coisas ao fim que ele estabeleceu em seu eterno propósito (Ap. 22:13).  Isso agrada a Deus!

 

Pesquisa efetuada na: Lições Bíblicas, CPAD, 2013. (Pr.Gilmar Chaves e Pr. Jefferson Magno)