Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

386ª SEMANA - Autoridade da Santificação

Buscar

Categorias

17

Mar

386ª SEMANA - Autoridade da Santificação

Leitura Bíblica: 1 Ts. 4:1-7

TEXTO CHAVE: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.”                  Hb. 12:14,15

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai entender o significado dos vocábulos santo, santificar, santificação; reconhecer a necessidade de consagrar a Deus o ser, as ações e o tempo; santificar-se, vivendo de modo a agradar a Deus e manter-se em comunhão com Ele.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) As Escrituras Sagradas afirmam a total santidade de Deus, e fazem da santificação um de seus temas centrais. Nelas, revela-se o desejo que o Senhor tem de que Seus filhos se santifiquem (Êx. 19:6; Lv. 11:44,45; 1 Pd. 1:15). Muitas das nossas frustrações são resultantes de um viver carnal (Gl. 5:17), ou seja, de um viver sem santificação, no qual nos vemos constantemente vencidos por nossos desejos pecaminosos. A ausência de santidade nos traz problemas sérios na caminhada cristã.

b) Conceito de santificação - Santificação é a atitude contínua de abandonar tudo aquilo que ofende o Deus perfeito. A busca da santidade caracteriza-se por um viver justo, cujo objetivo principal é andar em conformidade com a vontade do Senhor, não somente por causa da ordem recebida dele, mas porque essa é a marca da nossa nova condição espiritual. Aqueles que se encontram santificados em Cristo não são mais cidadãos de um mundo pecaminoso, mas constituem-se no povo de Deus que vive na condição de peregrinos e forasteiros nesta terra, a caminho do verdadeiro lar, que é o céu (1 Pd. 2:10,11).  Pessoas santas não são as que atingiram alto nível de bondade, mas aquelas que são chamadas e separadas para compor a Igreja. Aqueles que optam por um viver santo, pautado nos padrões e princípios divinos, sempre escolhem concretizar os planos de Deus, a fim de estar no centro da sua vontade (Mt. 6:10).  Santificação implica em mudança de vida (2 Co. 6:14-16). É preciso empenho e esforço do cristão sob a constante atuação do Espírito Santo para que, de fato, ocorra essa consagração diária pela graça de Deus.

c) O processo da santificação – O processo contínuo da santificação é realizado pelo Espírito Santo, que trabalha na vida dos cristãos, tornando-os santos e separando-os de seus caminhos maus, para que eles sejam cada vez mais parecidos com Deus (2 Cr. 29:5). Todo aquele que é santo está em Cristo Jesus, o qual é tudo que todos os santos precisam. O eterno Filho de Deus é o mediador da reconciliação dos pecadores com o Pai, pois foi Ele quem tornou possível o nosso acesso a Deus (1 Tm. 2:5; Hb. 12:24).  A Bíblia não fala de perfeição como ausência absoluta de pecados. A palavra PERFEITO é usada em referência a uma pessoa que é idônea, sã e íntegra (Fp. 2:15; 1Ts. 5:23).  A santificação é o único estágio da salvação que também depende do cristão.  A santificação final vai acontecer na glorificação quando estaremos resgatados totalmente do poder do pecado (Ap. 12:23).

d) A Finalidade as santificação – A intenção do Senhor ao ordenar e produzir no Seu povo a santificação envolve todas as áreas do ser humano. Espirito, corpo e alma (1 Ts. 5:23), o olhar, o andar, o ler, o vestir, o comer e beber, o adorar, o pensar, o ofertar e tudo o mais.  Envolve mente renovada (Ef. 4:17), o corpo santificado, o tempo remido a comunhão dos filhos de Deus, pois a unidade do corpo de Cristo só acontecerá se houver santificação. (Jo. 17:11-23). Os resultados práticos de um viver santo são as evidencias espirituais da autoridade e do poder de Deus.

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Portanto observe que cristãos santos são parecidos com o Seu Senhor, diferenciam-se do jeito de ser e de viver do mundo e estão sempre em constante transformação, visando à maturidade e o crescimento espiritual. Corpo, alma, emoções e emente não podem ser dissociados no que se refere à necessidade de santificação, pois Deus exigi-a de todos e o faz por inteiro, pois é inútil dar-se ou consagrar-se em parte. E a busca pela santificação não se aplica unicamente ao indivíduo, mas à família, à igreja que se forma a partir da fé no Salvador e Senhor Jesus. Poder e autoridade de Deus se manifestam na vida do cristão que se santifica, pois todas as suas relações sociais são afetadas positivamente pela atitude santa.

 

Pesquisa efetuada na: Lições Bíblicas, CPAD, 2013. (Pr.Gilmar Chaves e Pr. Jefferson Magno)