Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

387ª SEMANA - Autoridade da IGREJA

Buscar

Categorias

24

Mar

387ª SEMANA - Autoridade da IGREJA

Leitura Bíblica: Ef. 4:11-14; 1 Tm. 3:1-7

TEXTO CHAVE: “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mt. 16:18

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai se capaz de conhecer a origem da Igreja e sua autoridade espiritual; identificar a fonte da autoridade e do poder da Igreja e analisar o papel social e espiritual da igreja nos dias atuais.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Vamos tratar de uma instituição solene, de origem divina, que existe exclusivamente, em razão de seu fundador; a Igreja do Deus vivo (1 Ts. 1:9). A autoridade do Todo-Poderoso está sobre a Igreja, por isso ela é respeitada e preservada. Entretanto, é necessário que a Igreja mantenha-se no rumo proposto por seu Senhor, ao qual ela pertence e a quem ela deve servir.

b) O Embasamento da fé – O passo inicial da vida cristã é a fé, Precisamos reafirmá-la a cada dia, a fim de viver a esperança que nos está proposta por Jesus Cristo, nosso salvador (1 Tm 3:9,16). Tal fé é libertadora, encorajadora e dinamizadora, gerando uma inesgotável fonte de vida naqueles que nela se firmam, (1 Tm. 1:5). Na base da fundação da Igreja está a comovente declaração de fé proclamada por Pedro, que reconheceu Jesus como o Messias prometido, ao exclamar: “Tu és o Cristo, O Filho do Deus Vivo” (Mt, 16:16b). Pedro exaltou o poder do Filho de Deus para sobrepujar toda a estrutura espiritual da maldade (Mt 16:18). A vida e a obra dos primeiros seguidores de Cristo, sempre dispostos a morrer pela causa do evangelho, dão-nos provas evidentes do poder e da autoridade da Igreja militante. A Igreja é o edifício vivo, majestoso e imenso, que Jesus tem construído em honra de Deus, para abrigar todos os homens e salvá-los. Que glória para os apóstolos serem colunas deste edifício, sob a direção suprema de Cristo, o Salvador!

c) Ministérios Eclesiásticos – Toda e qualquer autoridade é um poder delegado. No caso da Igreja de Cristo, o exercício da autoridade espiritual dá-se por meio dos líderes aos quais o Senhor delega responsabilidades e obrigações (Hb. 13:7,17). Jesus é o doador da autoridade espiritual na vida dos discípulos, aos quais denominou Seus apóstolos (Lc. 6:13), os homens enviados por Jesus para levar a mensagem ao mundo e fundar igrejas. A principal forma de expressão da autoridade apostólica para a Igreja primitiva foi a ministração do evangelho para obediência a Cristo pela fé (Rm. 16:26).  Pastores, bispos e anciãos (presbíteros no grego) são funções de autoridade na Igreja de Cristo. Devem guiar e liderar o rebanho, pela instrução na Palavra da verdade e servir como exemplo de fidelidade a Deus para os demais cristãos. Os líderes da igreja não podem ser neófitos, palavra que significa novo, recém-plantado. Referindo-se a uma pessoa recentemente convertida.  O exercício da autoridade por um líder sem experiência ou maturidade espiritual, geralmente, conduz a soberba (1 Tm. 3:6).  O Senhor escolhe homens e mulheres para pastorear o rebanho de Cristo (At. 20:28), mas, tais pessoas precisam ser servos de grande autoridade moral, cuja conduta cristã seja madura e consistente, a fim de que não sejam acusados de algum erro grave (Tito 1:7). Para que existe o pastor na Igreja? Essencialmente, a função pastoral consiste em velar, cuidar e nutrir. Esse cuidado era compartilhado com os presbíteros ou anciões, que também tinham a tarefa de pastorear o rebanho de Deus, para o seu aperfeiçoamento. (1 Pd. 5:1-3). Pastorear é um dos serviços mais nobres no Reino de Deus. Pesa grande responsabilidade ter de cuidar dos membros da Igreja de Cristo. O trabalho pastoral está em estreita relação com a atividade de vigilância pela qualidade de vida das ovelhas sob o seu cuidado (Hb. 13:17). Ainda temos os profetas (arauto de Deus), por proclamar as mensagens proféticas do Senhor à Igreja. O Evangelista, aquele que recebeu de Deus a missão de exortar pela pregação, levando o Evangelho entre os povos. O genuíno evangelista é possuído de profunda paixão pelas almas e é incansável no afã de ganha-los para Cristo. Doutores e mestres aqueles que lideram a Igreja de Cristo através da educação crista, ensinando a Palavra de Deus para o crescimento e amadurecimento.  Através desses, Deus corrige, disciplina e repreende a sua amada Igreja.

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

A pesar de todos os embates travados no decorrer dos séculos, a Igreja de Deus prossegue vitoriosa em sua marcha pela proclamação do evangelho da paz (Ef. 6:15). Cumpra-se assim, a promessa de Jesus ao edificar Sua Igreja: autoridade e poder sobre a influência maligna do inferno (Mt. 16:18). A batalha continua! Vamos exercer o poder e a autoridade que foi delegada, enquanto o corpo vivo de Cristo aqui estiver.  As autoridades espirituais, comprometidas com Cristo e sua Igreja serão poderosamente usados por Deus para o crescimento e maturidade. Oramos pelos que exercem o ministério da Palavra para que cumpram sua carreira e inspirem pelo exemplo, levando os homens a Cristo.

 

Pesquisa efetuada na: Lições Bíblicas, CPAD, 2013. (Pr.Gilmar Chaves e Pr. Jefferson Magno)