Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

391ª SEMANA - Autoridade das Armas Espirituais

Buscar

Categorias

16

Jun

391ª SEMANA - Autoridade das Armas Espirituais

Leitura Bíblica: Efésios 6:10-17

TEXTO CHAVE: “Vigiai, estai formes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos”.     1 Co. 16:13

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai identificar as armas espirituais que constituem a armadura de Deus, Saber como proceder diante dos embates espirituais da vida cristã e Vencer os ataques de satanás pelo revestimento da armadura de Deus

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Vamos falar sobre a chave para a vitória nas batalhas espirituais; as armas que compõem a armadura de Deus. O cristão deve conhecer e manusear adequadamente essas armas, pois se constituem em condição imprescindível para a vitória. Em Efésios 6:10-11, Paulo instrui os cristãos sobre as duas principais estratégias para que vençamos as astutas armadilhas do inimigo. Em linguagem militar, resistir é não retroceder, lutar sem dar chances para o adversário. Tais táticas espirituais citadas pelo apóstolo Paulo são:

1) fortalecer-se no Senhor e na força do Seu poder;

2) Revestir-se de toda armadura de Deus. A armadura com a qual o cristão deve revestir-se é descrita de forma similar à vestidura bélica de um soldado romano. Da mesma forma, ao preparar-se para a batalha, os guerreiros do evangelho precisam equipar-se com as peças de proteção e ataque que compõem o seu equipamento.

b) CINTURÃO DA VERDADE –O primeiro elemento da armadura espiritual é a verdade (fidelidade, lealdade, integridade).  Era o cinto que prendia todas as demais peças ao corpo do soldado. Devem os cristãos, motivados pela verdade do evangelho, viver de modo autêntico (Ef. 4:25). O Espírito de Deus é o responsável por conduzir o rebanho de Cristo pelos caminhos perfeitos de Deus (Jo. 16:13, Sl. 119:5).

c) COURAÇA DA JUSTIÇA -  A couraça e a cota de malha aparecem na Bíblia como símbolo de proteção, tanto no sentido próprio como no figurado (1 Sm. 17:5,38). A couraça também é símbolo de justiça e fé (Is. 59:17).  Era uma peça de proteção dos órgãos vitais e da parte superior do abdômen. Aponta para o ato de Deus em tornar-nos retos, perdoados, em Cristo, por causa da nossa frágil condição espiritual (Is. 64:6). Essa peça da armadura espiritual compõe a necessária defesa para proteger o coração do homem contra os ataques de satanás na esfera emocional. Quando o emocional enfraquece, o corpo físico e a alma padecem (Jó 17:7; Gl. 5:20).

d) SANDÁLIAS DO EVANGELHO DA PAZ – Os soldados romanos calçavam sandálias reforçadas para percorrer longas distancias. No solado havia grandes travas que firmavam seus pés no chão. Aplica-se aqui o processo de evangelização. Todo cristão deve caçar as sandálias do evangelho a fim de cumprir a grande comissão (Mt. 28:19,20).

e) ESCUDO DA FÉ – Feito de madeira e recoberto de couro era usado pelo soldado romano e era uma arma de proteção grande o suficiente para proteger todo o corpo das flechas incendiarias lançadas pelos inimigos. As bordas do escudo permitiam que o soldado o encaixasse com o de um outro soldado para, juntos, marcharem em linha de ataque contra os adversários. A nossa fé, unida a de nossos irmãos, leva-nos a vencer os ataques malignos e a avançar.

f) CAPACETE DA SALVAÇÃO – Constitui-se em uma peça fundamental da armadura, uma vez que protege a cabeça em combate. Golpe na cabeça são sempre fatais. Psicologicamente muitas batalhas são ganhas e outras perdidas na mente. Por isso, tanto a cabeça como o cérebro precisam de proteção. O capacete da salvação protege o cristão da degradação do pecado.

g) ESPADA DO ESPÍRITO-  A PALAVRA DE DEUS. – É a única arma de ataque na descrição paulina da armadura de Deus. Todas as demais possuem natureza defensiva. A Palavra de Deus como a espada do Espírito significa que a terceira pessoa da trindade torna a Palavra eficaz, ativa e vigorosa na vida do cristão (Jo. 6:63), sonda os pensamentos e propósitos do coração humanos (Hb. 4:12), interpreta a Palavra de Deus, ensinando-nos Seus estatutos (Jo. 14:26) e determina a conduta ética e moral a ser pratica pelos homens (Rm 8:5-9). A cada cristão foi dado o poder de Deus para lutar e vencer pela observância de sua Palavra.

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Precisamos revestir-nos com a armadura de Deus (Ef. 6:13-17), pela adesão ao ensino do evangelho. Afinal, somos a Igreja do Deus vivo a coluna e firmeza da verdade (1 Tm. 3:15). O Senhor tem convocado cada cristão para defender, os valores do Reino (Mc. 8:38). Não podemos ficar apenas no conhecimento das armas espirituais. Devemos usá-las, a fim de que possamos lutar, resistir e por fim, vencer a guerra contra o diabo, seus demônios e contra o pecado que tão de perto nos rodeia (Hb. 12:1).

 

Pesquisa efetuada na: Lições Bíblicas, CPAD, 2013. (Pr.Gilmar Chaves e Pr. Jefferson Magno)