Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

395ª SEMANA - O CARÁTER DE JESUS

Buscar

Categorias

14

Jul

395ª SEMANA - O CARÁTER DE JESUS

Leitura Bíblica: Mateus 11:25-30

TEXTO CHAVE: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus”. Fp. 2:5,6

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Evidenciar a fidelidade de Cristo ao Senhor Deus no cumprimento de sua missão e incentivar a todos para que procurem manter sua comunhão com Deus, a partir do exemplo do Mestre de Nazaré.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) No primeiro século de nossa era, uma cena comum entre a sociedade palestina era o fato de as pessoas “dividirem-se” em grupos, ou partidos, cujos mentores definiam o perfil dos seus seguidores que, naquele momento histórico, eram mais conhecidos como “discípulos”. Quando Jesus inicia seu ministério, as pessoas passam a ouvi-lo a fim de entender sua “filosofia” ou “proposta ideológica”. Entretanto, muitos se decepcionaram (Jo. 6:60,66,67), pois Jesus não veio trazer uma nova ideia, mas inaugurar um novo tempo.  Nesse novo tempo, os beneficiados seriam justamente os esquecidos ela sociedade, os que não tinham esperança (Lc. 4:14-19). As pessoas que se sentiam seguras com a religião oficial e os que não queriam perder sua posição na estrutura religiosa, não acolheram a mensagem do Filho de Deus (Jo. 7:40-53). Sendo Jesus o “último Adão” (o último homem), é o novo representante da humanidade e nova referência de ser humano e os que creem nÊle devem imitar e procurar parecer com Ele.

b) O caráter de Jesus evidenciado em suas ações e postura:

1) A humildade de Jesus -  Jesus abriu mãos dos traços dos reis conquistadores do mundo antigo, apresentando-se simples, como uma pessoa do povo e sem exigir nenhum tratamento especial, esse foi o motivo de Jesus ser rejeitado pelo seu povo, porém, é justamente nessa sua atitude que vemos a grandeza, pois quando poderia coagir a todos para que cressem nÊle, não o fez, mas oferece amor e deixa-nos livres para optar por segui-Lo;

2) O ensino exemplar de Jesus – Além de ensinar falando (Mt.5:2), Jesus também ensinava no silencio através de ações e postura (Jo. 8:2-11);

3) A coerência de Jesus – Não havia dissociação entre o que Jesus falava e fazia, ou entre o que praticava e dizia.  (Lc. 24:19).

c) O caráter de Jesus evidenciado no desempenho de sua missão:

1) Jesus não usou o seu poder para livrar-se da tentação e do sofrimento -  Jesus suportou todas as ofertas do tentador sem apelar para o seu poder, mas apenas à Palavra (Mt. 4:1-11). Ao ser preso, Jesus além de curar o seu algoz, ainda repreendeu o seu discípulo e disse que, se quisesse, poderia solicitar a Deus a proteção de “doze legiões de anjos” (Mt. 26:53);

2) Amando até as últimas consequências – Mesmo sabendo que seria traído, Jesus amou os seus discípulos até o fim. Amou a Pedro que o negou e os demais que se dispersaram com a sua prisão e também a Tomé que dEle duvidou. Jesus estava dando uma nova chance aos seus discípulos;

3) Perdoando a todos – Mesmo sendo perseguido e hostilizado pelo povo, pregado na cruz, sentindo dores excruciantes, Jesus orava ao Pai pedindo que Deus não lhes imolasse aquele pecado (Lc. 23:34). Não há amor maior que este (Jo. 15:13; 3:16). Deus espera o mesmo amor de nossa parte (1 Jo. 3:16).

d) O caráter de Jesus evidenciado em seu relacionamento com Deus:

1) A obediência de Jesus em relação ao Pai –Jesus resoluto em seu propósito, dizia que não veio para fazer a sua vontade, e sim a vontade daquele que o enviara (Jo. 6:38). Seu compromisso era tão real, que afirmava que sua comida era fazer a vontade de seu Pai (Jo. 4:34). Mesmo sendo divino, Jesus não tinha apego a sua igualdade com o Pai;

2) Adorando o Pai – Jesus glorificava a Deus pelas bênçãos que o Pai concedia às pessoas. (Mt. 11:25);

3) Deus precisa orar? Uma das maiores demonstrações de sua humanidade e submissão, era o fato de que Jesus, mesmo sendo Deus, orava ao Pai, passando noites inteiras em oração (Lc. 6:12). Caberia até mesmo a pergunta: “Deus precisa orar? “Se orar for somente pedir, talvez não. Mas acontece que orar é dialogar com o Pai, por isso Jesus o fazia. E orar pedindo mesmo sabendo que não seria atendido? Assim aconteceu no Getsêmani (Mt. 26:39). Ele estava fazendo a vontade do Pai e não a sua. 

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Há um caminho muito claro a ser trilhado por aqueles que creem em jesus Cristo e que, por isso mesmo, devem procurar adequar-se ao caráter de seu Mestre. Precisamos viver como Jesus viveu.

 

Pesquisa efetuada na: Lições Bíblicas, CPAD, (Com. De César Moisés Carvalho)