Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

412ª SEMANA - É possível tornar-me filho de Deus?

Buscar

Categorias

17

Nov

412ª SEMANA - É possível tornar-me filho de Deus?

Leitura Bíblica: 1 João 3:1,2

 

TEXTO CHAVE: “Porém, alguns creram nele e o receberam, e a estes Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus”. João 1:12

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Compreender que todos os homens nascem criaturas de Deus; conscientizar-se que somente quem recebe e crê em Jesus é filho de Deus e aceitar tornar-se filho de Deus mediante a fé em Jesus Cristo.  

 

GUARDE NO CORAÇÃO: Somente quem recebe e crê em jesus pode tornar-se membro da família de Deus.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Algumas vezes dizemos que uma pessoa é filha de Deus. O que significa isso? Como podemos nos tornar filhos de Deus? Vamos entender na lição de hoje.

 

b) Todos são filhos de Deus? – Você também aprendeu que todas as pessoas são filhos de Deus? E agora está descobrindo que não é bem assim? É exatamente assim! Nem todas as pessoas que vivem, ou já viveram neste mundo, são filhos de Deus. Sentimos muito causar um choque em você com essa verdade, mas temos o dever de prestar-lhe esse esclarecimento. No princípio criou Deus os Céus e a terra (Gn.1:1). E do pó da terra formou o homem e soprou vida nele (Gn.2:7). Assim como obra da criação de Deus, todos os homens nascem criaturas de Deus. Mas Deus sempre desejou que sua criação fosse mais que criatura, pois Ele não quer ser apenas nosso Criador, mas nosso Pai Celestial! 1 João 3:2 está escrito que agora somos filhos de Deus. Podemos entender que antes de recebemos Jesus, todos os homens eram apenas criaturas de Deus (Rm. 9:8);

1) Somente quem recebe Jesus é filho de Deus – Todos nascemos criaturas de Deus, porque fazemos parte da maravilhosa criação divina. Foi o apostolo João que escreveu que só é filho de Deus quem recebe e crê em Jesus (Jo. 1:12). É somente Jesus quem torna o homem-criatura em homem-filho de Deus. Só Jesus tem este poder para realizar esta obra espiritualmente na vida de todos os homens;

2) Quem é filho de Deus tornar-se uma nova criatura – Jo. 3:5,6,7 – Este novo nascimento torna aquele que creu em uma nova criatura (2 Co. 5:17). É um nascimento espiritual. Agora pertencemos totalmente a Deus e constituímos o seu povo, no qual impera o Espírito Santo.

 

c) Os salvos por Jesus recebem a adoção de filhos – Gl. 4:4,5; Rm. 8:15. Precisamos lembrar que um filho “adotado” não é um filho legítimo, mas um filho “adotado” recebe todos os privilégios de um filho “legítimo”.  Paulo fala que recebemos o “espírito de adoção de filhos” Rm. 8:23. Entendemos que a adoção total vai se completar quando cada crente tiver transformado o seu corpo e for morar no Céu. Precisamos entender que o crente já experimenta aqui os privilégios de ser membro da grande família de Deus e, um dia, ganhará definitivamente, os privilégios da plena filiação celestial (Rm. 8:17);

1) Os salvos são chamados filhos de Deus por causa do grande amor divino – Ser filho de Deus é mais que criatura de Deus. Este ato gracioso de Deus em tornar o homem seu filho é fruto do seu grande amor (1 Jo. 3:1). O amor é a razão do Senhor Deus tornar os homens seus filhos, e ser filho de Deus é o privilégio mais sublime dos homens salvos por Jesus;

2) a prova que o crente é filho de Deus – É o Espírito santo quem cria no filho de Deus a convicção da filiação e de amor filial que o leva a conhecer a Deus como Pai (Rm.8:16; Gl. 4:6).

 

d) Tornar-se um filho de Deus – Jesus ordenou aos seus discípulos que anunciassem o evangelho total (Mc. 16:15,16). Se todos são filhos de Deus não há necessidade de os homens serem salvos, nem de adverti-los da condenação, nem de fazer convertidos. Portanto, se você ainda não creu no evangelho pregado aos homens, você não é filho de Deus;

1) Seja guiado pelo Espírito de Deus – Rm. 8:14. Somente é filho de Deus quem é guiado pelo Espírito Santo. O Espírito Santo habita no filho de Deus. Você é guiado por quem? Está na hora de refletir;

2) Seja um filho de Deus neste mundo – Deus deseja que todos os homens vivam neste mundo não apenas como suas criaturas, mas como seus filhos. Deve lutar pela justiça e amar seus irmãos (1 Jo. 2:10).

 

PENSE NISSO: “Ser filho de Deus é a base da fé e confiança no Senhor que o crente pratica, em meio as circunstâncias e as necessidades. É também o fundamento da esperança do crente em alcançar a vida futura gloriosa na eternidade” (Isael de Araújo).

 

Pesquisa efetuada na Revista CPAD: O Caminho para o Céu.