Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

415ª SEMANA - Praticando a Humildade

Buscar

Categorias

17

Mar

415ª SEMANA - Praticando a Humildade

Leitura Bíblica: João 13:4-13

 

TEXTO CHAVE: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”. Mateus 11:29ª

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Ensinar como a humildade é manifesta na vida do cristão; preservar-se da falsa humildade e compreender a lição dada por Jesus acerca da humildade. 

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Para estudarmos sobre a humildade precisamos primeiro saber o que é o orgulho. Uma definição de Júlio Schawantes diz assim: “Orgulho é o homem transferir o centro do seu pensamento e de suas afeições do Criador (Deus) para si mesmo”. Ocorre o orgulho quando a pessoa se coloca acima do que ela realmente é.  Agora vamos definir o que é humildade. Humildade vem da “húmus”, que quer dizer “terra”, de onde se originou a palavra “humano”.  Assim pode-se afirmar que a pessoa humilde é aquela que tem consciência da sua verdadeira essência (terra).

 

b) Como a humildade se manifesta - Vamos ver as características do cristão humilde:

1) Tem coração de servo – Mc. 10:45;

2) Aceita um lugar inferior aquele que merece – (Fp. 2:7-11) A pessoa transfere a honra e assume um lugar inferior para ser honrado por Deus;

3) Considera o próximo como sendo o primeiro em relação a si mesmo – O difícil é servir os iguais pelo simples prazer de servi-los (Jo. 13:14; At. 20:18,19);

4) Está livre do orgulho porque nele reina o amor (1 Co. 13:4).  A humildade é a expressão do amor;

5) Vive na dependência da graça divina – Os humildes descansam debaixo da soberania de Deus (Pv. 29:23; Tg. 4:6).  Não se ofendem com facilidade; enfrentam a crítica com tranquilidade e mede a si mesmo pela medida da graça divina (Rm. 12:3);

6) Tolera desfeita, insultos e acusações falsas por causa de um proposito superior (Mt. 5:11,12). 7) Sabe reconhecer o sucesso de Deus na vida do outro – (Mt. 11:11) Onde reina a humildade a inveja não encontra espaço. É muito importante receber ajuda dos outros.

c) Cuidado com a falsa humildade – A falsa humildade é pior do que a falta de humildade. Isso porque: Engana a si próprio. Quando a humildade é falsa, os outros a percebem, pois a pessoa está apenas fingindo ser humilde. A humildade protege o cristão de adotar uma opinião insensata. A falsa humildade leva as pessoas a agirem de forma hipócrita.

 

d) Cultivando a humildade – A humildade, como todas as outras virtudes do caráter, deve ser desenvolvida e cultivada. O cristão deve estar sempre preocupado em crescer, alcançando um nível de maturidade que o qualifique a ser agente de mudança. Vamos propor alguns conselhos para uma vida de humildade:

1) Mantenha sua vida debaixo do senhorio de Cristo (Rm. 10:9);

2) Seja um servo obediente (Jo. 14:15; 2 Tm. 2:24,25);

3) Seja dependente de Deus como uma criança depende dos pais (Mt. 18:3,4);

4) Não desvie os olhos de Jesus (Mt. 11:29);

5) Relacionar-se com as pessoas seguindo o exemplo de Cristo;

6) Sirva o próximo servindo a Deus (Jo. 13:14). Para crescer é preciso humilhar-se. Todos os homens verdadeiramente grandes, foram simples, modestos e humildes. Isto porque a petulância e a presunção que cegam e marcam os medíocres (os pequenos que pensam serem grandes), são substituídas por um sentimento de humildade sincera que coroa os homens excepcionais e os santos.

 

PENSE NISSO:  Existem inúmeras promessas para aqueles que cultivam um coração humilde.  Entre elas pode-se citar: terão descanso eterno (Mt. 11:19b); serão exaltados pelo Senhor (Sl. L47:6; Lc. 1:52); serão considerados os maiores do reino de Cristo (Mt. 18:4).

 

Pesquisa efetuada na Revista CPAD: O Caminho para o Céu.