Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

418ª SEMANA - O Valor da Perseverança

Buscar

Categorias

19

Abr

418ª SEMANA - O Valor da Perseverança

Leitura Bíblica: Rm. 5:1-5; 12:11-13

 

TEXTO CHAVE: “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo” Mt. 24:13.

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Entender a necessidade de perseverar na busca de seus objetivos; Compreender que o sacrifício e o sofrimento nos ensinam a lição da perseverança; e reconhecer aquilo que se torna inimigo da perseverança. 

 

GUARDE NO CORAÇÃO: A perseverança é uma das chaves para o sucesso na perspectiva divina. É impossível construir uma história digna de ser contada, sem esta virtude preciosa do caráter.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Perseverança no grego é “UPOMENO”, que pode ser traduzido como “permanecer”, “tolerar” ou ainda “constância”. Podemos também definir perseverança como a capacidade de esforço sustentado a serviço de um ideal. O cristão que não desenvolve esta capacidade será sempre escravo de mediocridade. Perseverança é uma qualidade decisiva do caráter. Sem ela, todas as outras qualidades perdem sua força (Jó 17:9). O desenvolvimento desta virtude não acontece de um dia para outro, é um adestramento que requer um tempo na escola do “trabalho e do sofrimento”.

 

b) Aprendendo na escola do sofrimento – Parece contraditório, mas a alegria é pouco reflexiva e péssima mestra, pois pouco se aprende em tempo de alegria. Observe que o texto diz que: “a tribulação produz perseverança”, o que significa dizer que este é o método pedagógico que Deus usa para desenvolver em nós está virtude imprescindível. O caráter de um homem é medido, e desenvolvido no altar do sacrifício. Vamos ver o que a tribulação ou o sofrimento produzem:

1) Perseverança (Rm. 5:3) - Paulo sabia que a tribulação contribui para aumentar a resistência do cristão diante dos enfrentamentos da vida (2 Co. 11:23-30);

2) Experiência (Rm. 5:4) - O cristão desenvolve sua maturidade a partir das experiências que vai acumulando através das provações;

3) Esperança (Rm. 5:4b) - A esperança não traz confusão, porque quem espera no Senhor tem a certeza do cumprimento da Sua Palavra;

4) Temor (Sl. 119:67) - O temor que é gerado no deserto das tribulações, santifica, purifica, lapida e leva o cristão para mais perto de Deus;

5) Peso de Glória (2 Co. 4:17) - A compreensão exata de tudo que as tribulações geram de positivo em nossas vidas só será entendida na eternidade;

6) Disciplina (Dt. 8:5) - Deus, como Pai e Mestre, sabe quais áreas da vida do cristão precisam ser tratadas e disciplinadas, por isso, ele permite que venham as tribulações, para através delas nos ensinar que, de outra forma, não aprenderíamos.

 

c) Perseverança/Capacidade para esperar – A perseverança é outra escola de ensino eficaz. Enquanto se espera pelas bênçãos de Deus, as mudanças vão acontecendo, o caráter cristão vai se amoldando. A pessoa vai alimentando a esperança e vislumbrando a vitória. Um grande exemplo de perseverança na Bíblia foi Noé, um dos homens que mais esperou para ver o cumprimento de uma palavra de Deus (Gn. 6:7,17), foram 120 anos de espera.  Precisamos aprender que os perseverantes são chamados por Deus para construir projetos a longo prazo. O perseverante se mantém focalizado no alvo predeterminado pelo Senhor. O foco de Noé era a construção da Arca. Ele começou e terminou sua missão. Os perseverantes descansam na fidelidade de Deus. Todo aquele que persevera é um otimista. Os perseverantes sabem lidar com as críticas pessimistas e se tornam canal de bênçãos para outros.

 

d) Os inimigos da perseverança – Perseverança é uma virtude que pode ser desenvolvida e cultivada. Quando as pessoas estão cansadas e desanimadas, não basta apenas desejar perseverar, é preciso ter uma atitude de tenacidade. John Maxwell em seu livro “Talento não é tudo”, afirma que, para desenvolver a perseverança, é necessário eliminar alguns do seus maiores inimigos:

1) A falsa crença de que a vida deveria ser fácil (Jo. 16:33) - Quem deseja chegar ao sucesso sempre espera caminho com problemas;

2) A falsa crença de que o sucesso é um destino (Js. 1:6,7) - O sucesso não é um destino, mas sim um objetivo a ser alcançado;

3) Falta de resistência (Mt. 10:22) - O cristão deve ser perseverante em meio a adversidade e aproveitar, ao máximo, seu talento;

4) Falta de visão - Tudo o que é criado, na verdade, é criado duas vezes. Primeiro é criado mentalmente, depois criado fisicamente. A criação vem da visão, a falta de visão tem sido a causa do fracasso de muitas pessoas. As pessoas perseverantes são as que tem uma visão mais ampla, trabalhando duro em seu oficio ou profissão.  Fica alguns textos Bíblicos para você meditar com frequência: (Ap. 2:10; Dn. 12:13; 1 Co. 15:58).

 

PENSE NISSO: Sem a perseverança José nunca teria sido nomeado o segundo homem mais poderoso do Egito. Moisés teria abandonado o povo no meio do deserto. Abraão teria desistido do filho da promessa. Davi teria assassinado Saul e desistido de ser o futuro rei de Israel. Jó teria blasfemado contra Deus e se suicidado. Jesus teria fugido da Cruz, deixando-nos sem esperança. Paulo teria abandonado o barco e perdido a coroa da justiça. Todos venceram e triunfaram porque não desistiram. NÃO DESISTA!

 

Pesquisa Lições da Palavra de Deus Nº. 14 -Colunas do caráter cristão. Pr. Josué Gonçalves